Foto: Divulgação
Por G1 Pará
Em reunião realizada nesta quarta-feira (24), a Secretaria de Educação Municipal de Marabá anunciou um plano de retomada gradual em escolas municipais. A previsão é que as atividades retornem em agosto. Na reunião estavam presentes vereadores, o conselho municipal de educação e representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp).
As aulas na rede de ensino de Marabá estão suspensas desde o dia 20 de abril, devido a evolução da pandemia do novo coronavírus no município. No plano, a Secretaria prevê a adoção de normas de segurança para evitar contaminações. O retorno das aulas deve ser feito de forma gradual, com oferta de disciplinas alternadas, bem como o acesso de alunos às escolas.
Outra medida prevista no plano de retomada é a distribuição de máscaras para alunos e servidores. Na reunião, a Secretaria anunciou que pias vão ser instaladas nas escolas municipais para garantir a higienização. Ao todo, cerca de 50 mil alunos estudam em 205 escolas da rede municipal, na zona urbana e rural de Marabá.
Representante do Sintepp Marabá, Wendel Bezerra, participou da reunião e se disse preocupado com o plano de retomada. “Nos preocupa muito o fato da Secretaria de Educação apresentar uma proposto de retorno mas sem ouvir umas das principais partes no processo, que é a categoria dos trabalhadores”, disse.
Durante a reunião, a Secretaria de Educação manifestou insatisfação com a falta de atuação do Ministério da Educação (MEC), que não teria sinalizado nenhum tipo de apoio aos planos de retomadas de escolas em todo o Brasil.