Foto: Agência Santarém/Divulgação
Por G1 Santarém
Assim como a folia carnavalesca é grande, a quantidade de lixo produzida por brincantes é enorme. Durante os quatro dias de programação na Praça de Eventos e Alter do Chão, os agentes de limpeza recolheram pouco mais de 106 toneladas de resíduos nos locais de festas.
Somados a todo lixo coletado em toda a cidade foram 690.730 toneladas de lixo no mesmo período, de 21 a 25 de fevereiro. O lixo do carnaval representou 15,43% do total.
Em Alter do Chão, além das duas equipes que já atuam na vila, foi disponibilizada uma terceira equipe para garantir a limpeza dos locais de folia. Em Santarém, mais três equipes trabalharam na Travessa Marajoara, na Praça de Eventos e na orla da cidade, por onde os blocos passaram com seus foliões, fazendo a festa.
O governo municipal intensificou os serviços, realizando a limpeza dos locais antes, durante e depois da folia carnavalesca. Nos espaços onde houve programação de carnaval, foram instalados contêineres e papeleiras para o descarte adequado do lixo produzido.
Além disso, foram disponibilizados banheiros químicos para o uso do público em geral tanto na Praça de Eventos, quanto na Avenida Marajoara e na Vila de Alter do Chão, inclusive na praia do Cajueiro.