Foto: Arquidiocese de Santarém/Reprodução
Por G1 Santarém
Para evitar que pessoas sejam contaminadas pelo Coronavírus (Covid-19), o arcebispo de Santarém, no oeste do Pará, Dom Irineu Roman assinou uma carta com recomendações sobre algumas atitudes práticas que devem ser adotadas durante as celebrações de missas, reuniões e demais eventos.
De acordo com a carta, a arquidiocese se sente no dever de sugerir ações preventivas à disseminação e contaminação da doença, que tem feito milhares de vítimas no mundo inteiro. São ações simples, que contribuem diretamente para a saúde e prevenção.
O Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar com frequência as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir, evitar tocar os olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas. Utilizar também o álcool em gel.
Segundo a carta, devem ser evitadas:
- Durante as missas, em vez do abraço da paz, buscar fortalecer o sentimento de bem querer em relação ao próximo;
- Na oração do Pai Nosso, ao invés de unir as mãos, seja cultivado, com mais intensidade, o compromisso com a fraterna comunhão;
- Aos nossos irmãos sacerdotes e ministros, pedimos que orientem os fiéis a receber a comunhão na mão, tendo em vista que o vírus tem sido transmitido, além do contato físico, também pela saliva.
- Evitar beijar as mãos do Bispo e dos Padres ao pedir a bênção.