Home BACANA NEWS Inscrições para trabalho voluntário no Círio de Nazaré começam dia 12

Inscrições para trabalho voluntário no Círio de Nazaré começam dia 12

Inscrições para trabalho voluntário no Círio de Nazaré começam dia 12

Foto: Tarso Sarraf / Arquivo O Liberal

Por OLiberal.com

A Defesa Civil Municipal de Belém inicia na próxima segunda-feira, 12, as inscrições para voluntários do Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2019. Para se inscrever é necessário comparecer na sede da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), localizada na travessa Frutuoso Guimarães, número 23, bairro da Campina. As inscrições ocorrem de segunda à sexta-feira, sempre das 9 às 16h. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 25 de setembro.

Mais de dois mil voluntários são esperados para atuar neste Círio, participando de atendimentos médicos a milhares de fiéis que lotam as procissões. Um deles é o estudante Cassiano Alcântara, que vai ser voluntário pela quarta vez. Desde os 16 anos ele atua na festa religiosa, e conta que a cada ano é uma sensação diferente. “É difícil de explicar. Além da fé e da emoção de participar do Círio, o sentimento de poder ajudar as pessoas e fazer o bem sem nada em troca é renovador”, afirmou. “Eu pretendo ser voluntário todos os anos, sempre que puder”.

Já a estudante Vitória de Souza contou que, mesmo não possuindo nenhuma religião, se sente feliz de poder ajudar as pessoas que participam deste ato de devoção e fé. “Eu não tenho religião, mas me sinto privilegiada de poder atuar como voluntária nesta queé uma das maiores festas religiosas do mundo. Ajudar os outros é algo que nos faz sentir vivos, todos deveriam experimentar”, disse a jovem.

Os voluntários prestarão serviços de prevenção de riscos e acidentes e farão atendimentos pré-hospitalares aos romeiros e às pessoas que estão acompanhando a romaria, destacou a presidente da Defesa Civil Municipal de Belém, Carol Rezende. “É um trabalho importante, pois envolve a segurança e a prevenção de riscos e acidentes”, pontuou a presidente. “No caso de alguma ocorrência, é uma garantia de que o cidadão vai ser atendido e será respaldado pela administração pública, e principalmente, pela solideriedade do voluntário que está ali estendendo a mão”.

Para se inscrever, o candidato deve ser maior de 18 anos, apresentar comprovante de residência, certidão de antecedentes criminais, documento de identificação com foto, informar o tipo sanguíneo e ser apto para realizar atividades físicas. Técnicos de enfermagem devem ainda apresentar documentação do Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA). Os inscritos receberão treinamentos básicos em primeiros-socorros para atuar durante as peregrinações da quadra nazarena.