Em pedido ao Ministério da Saúde, o Governo do Pará em caráter imediato, solicitou 100 respiradores com a intenção de reduzir a pressão sobre o sistema de saúde de Belém, onde se concentra o maior número de infectados e mortos pela Covid-19.
De acordo com o governador, Helder Barbalho a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Belém e nos municípios varia entre 95% e 96%, de acordo com o fluxo de pacientes, enquanto que no Estado, de uma maneira geral, chega a 85%.
Em reunião com o Ministério da Saúde e governadores do Norte, Helder deixou claro o esforço feito para comprar novos respiradores, mas afirmou que o Pará tem necessidade desta complementação do governo federal. O Pará aguarda a chegada de 400 respiradores comprados na China, com recursos do Tesouro Estadual, e que chegam na primeira semana de maio.
Sobre os prazos: “Inicialmente, se falou em três dias, e tive a sensibilidade de pedir para encurtar este prazo, porque a cada minuto são vidas que se perdem, pessoas que estão sofrendo na fila de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)”, justificou Helder.
De acordo com o governador, os equipamentos pedidos ao Governo Federal se juntarão aos 200 leitos de UTI que o Estado já tem somente para pacientes de Covid-19, e aos outros 400 que serão ofertados a partir da chegada do maquinário comprado na China.