Home BACANA NEWS Governo dialoga com empresas portuárias construção de estrada em Santarenzinho

Governo dialoga com empresas portuárias construção de estrada em Santarenzinho

Governo dialoga com empresas portuárias construção de estrada em Santarenzinho

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Por Agência Pará

Na manhã desta segunda-feira (12), o governador do Estado, Helder Barbalho, recebeu no Palácio do Governo, em Belém, os prefeitos de Itaituba, Valmir Clímaco; de Rurópolis, Joselino Padilha, conhecido como “Taká”; os deputados estaduais Hilton Aguiar e Eraldo Pimenta, e representantes de empresas portuárias. O encontro tratou sobre a construção de uma estrada de acesso ao distrito de Santarenzinho. O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Iran Lima, também esteve presente.

Santarenzinho fica na bacia do Tapajós, deve abrigar um distrito portuário semelhante ao de Miritituba, e se converter em pólo de exportação de commodities, atraindo investimentos e gerando emprego e renda para a população.

O deputado estadual Eraldo Pimenta destacou a importância da reunião, já que a região interliga um dos maiores produtores de itens para exportação, que é o Mato Grosso, a Miritituba, que será um dos portos de maior fluxo para a exportação do Pará. “Ao fazer essa conexão, vamos ter um fluxo de transporte, de carretas, muito grande. Com essa opção de estrada, o Estado vai ter mais condições de investimentos e de emprego e renda para a região”, pontuou.

Para o secretário Iran Lima, o encontro foi positivo e o governo estará sempre aberto para receber propostas de novos investimentos para o Estado.

“A estrada pronta possibilitará a instalação de diversos empreendimentos portuários na região, principalmente, de grandes empresas internacionais e nacionais, que são produtores de soja e milho, e que vão fazer exportação desses grãos para o mundo todo. Com isso, a geração de emprego e renda é muito grande para a região”, destacou. “O governo sinalizou que tem interesse em fazer a parte do Estado, mas desde que as empresas comecem a geração de emprego naquela área”.

Estiveram presentes representantes das empresas Transportes Bertolini, Comina, Calreis, Porto Tapajós e LDC. Após a reunião, os prefeitos juntamente com os representantes das empresas foram até a Secretaria de Estado de Transportes (Setran), onde o titular da pasta irá estimar o valor da construção.