Home BACANA NEWS Delegação paraense dos Jogos Estudantis recebe uniforme oficial das mãos do governador Helder Barbalho

Delegação paraense dos Jogos Estudantis recebe uniforme oficial das mãos do governador Helder Barbalho

Delegação paraense dos Jogos Estudantis recebe uniforme oficial das mãos do governador Helder Barbalho

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Com informações da SEDUC

O governador Helder Barbalho entregou, na tarde desta segunda-feira (11) o uniforme oficial da delegação paraense que vai disputar os Jogos Estudantis da Juventude (Jejs) e os Jogos Paralímpicos Estudantis 2019. A delegação é composta por estudantes de escolas públicas e privadas, além de técnicos, fisioterapeutas, auxiliares e equipe do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). 

O governador, acompanhado da primeira-dama do estado, Daniela Barbalho, e da secretária de estado de educação, Leila Freire, entregou o uniforme a cada um dos estudantes presentes à cerimônia. Na ocasião, destacou a felicidade de poder incentivar a educação por meio do esporte.

“É uma honra ver que o nosso governo está sendo sensível com essa política de inclusão tão essencial para descobrir talentos e motivar nossos jovens no esporte”, destacou Helder.

O uniforme tem o patrocínio do Banco do Estado do Pará (Banpará). É composto por uma jaqueta, do tipo agasalho, e a calça no padrão do Comitê Olímpico. Além disso, a Seduc apoia os atletas, garantindo o deslocamento de toda a delegação. “Temos muitas perspectivas de medalhas, inclusive de ouro, mas o mais importante é garantir uma competição saudável entre os nossos atletas”, destaca a secretária Leila Freire.

Este ano, a delegação paraense é composta por 250 atletas dos Jejs e 75 dos Jogos Paralímpicos que vão disputar em mais de 10 modalidades esportivas. São estudantes de diversos municípios do Pará que têm em comum a paixão pelo esporte. É o caso das alunas Paula Silva, Beatriz Farias e Vanussa Brabo, que representar o Pará na ginástica rítmica. As estudantes garantem que estão preparadas e confiantes de alcançar um bom resultado nos Jejs. “O esporte é parte da minha vida, estou muito ansiosa”, diz Paula.

A ansiedade é a mesma entre os atletas da equipe paralímpica. A estudante da Escola Estadual Marilda Nunes, Hemyly Clayane, é cadeirante e já vai disputar os Jogos pela terceira vez. “Treino bastante para aprimorar meu desempenho. Meu sonho é trazer medalha pro meu Estado”, afirma. O Pará ocupa a quarta melhor posição no quadro de medalhas entre os estados brasileiros.

Os Jejs acontecem no período de 15 a 30 de novembro, em Blumenau (SC). Já os Jogos Paralímpicos, de 19 a 23 de novembro, em São Paulo.