Foto: RAPHAEL VELEDA/METRÓPOLES
Por Luciana Lima, Raphael Veleda e Otávio Augusto, Metrópoles
Na véspera do Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira (19/11/2019), deputados ligados à chamada Bancada da Bala atacaram uma exposição de arte que estava sendo lançada em um dos corredores da Câmara dos Deputados. A mostra tem obras retratando, entre outras cenas, imagens de violência policial contra negros.
O deputado Coronel Tadeu (PSL-SP), um dos integrantes da ala “bivarista” do partido, chegou a quebrar uma das imagens, que mostrava uma pessoa morta, algemada, enrolada em uma bandeira do Brasil, com um policial em pé ao lado com uma arma ainda fumegante. Outros deputados que se mostravam inconformados com a exposição eram Professor Joziel (PSL-RJ), que bradava contra as obras, e Major Fabiana (PSL-RJ).
O incidente logo atraiu deputados de partidos de esquerda, e a confusão se agravou. A gaúcha Fernanda Melchionna (PSol-RS) publicou um vídeo no Twitter:
A também gaúcha Maria do Rosário (PT) defendeu que o Conselho de Ética debata a cassação de Coronel Tadeu. Benedita da Silva (PT-RJ), Talíria Petrone (PSol-RJ) e Áurea Carolina (PSol-MG) estão na Polícia Legislativa registrando queixa contra Tadeu.