Foto: Divulgação
Os bandeirantes do Pará tiveram um sonho realizado com excelência nesta terça-feira, 13 de agosto, quando testemunharam a abertura da Cápsula do Tempo em cerimônia que marca as comemorações do Centenário do Movimento Bandeirante no Brasil!
Esta cápsula cilíndrica tem 1 metro de comprimento e é feita de bronze. Ela continha em seu interior desde 1969 objetos, livros, revistas, uniformes, broches, bilhetes, fotografias, cartas e pertences das bandeirantes daquela época, quando foi idealizada no auge do governo militar no Brasil, quando também ocorreram grandes avanços tecnológicos.
Na ocasião, as bandeirantes (naquele momento a participação de meninos ainda não era permitida), sempre preocupadas com o legado de sua geração e pautadas pelo ideal das mulheres incríveis que fizeram história no movimento, queriam deixar para as bandeirantes do futuro as impressões e registros do contexto histórico que estavam vivenciando. Além de conter belas mensagens e ensinamentos destinados a crianças e jovens do Movimento Bandeirante, a abertura da Cápsula do Tempo é um marco na história da educação de crianças e jovens brasileiros! Foi aberta ontem no Memorial dos Pracinhas e Soldados Mortos na 2a Guerra no Aterro do Flamengo e mostrou o quanto já havíamos conseguido avançar em políticas e espaços de lideranças para mulheres jovens e meninas no Brasil!
Mas que ainda havia muito a avançar. Inclusive com tanto impacto vindo posteriormente com as restrições impostas pela ditadura no Brasil. A abertura da Cápsula do Tempo permite comparar a documentação com as propostas que o Movimento Bandeirante trabalha atualmente em 2019. Os documentos foram enterrados nesta capsula há 5 décadas. Isso é significativo para apontar avanços construídos pelo próprio movimento bandeirante nas áreas de educação para juventude. Inclusive porque essse movimento foi o precursor de criação de espaços de educação que dão voz ativa para o exercício da cidadania de meninas e mulheres no Brasil.
A cápsula foi aberta na data em que a educação promovida pelo Movimento Bandeirante completa 100 anos de chegada ao Brasil, sendo trazida primeiro para o Rio de Janeiro. Hoje atuante em 13 estados brasileiros e Distrito Federal. E sendo parte de um movimento mundial de educação para crianças e jovens dos 5 aos 8 anos de idade, inteiramente de forma gratuita e com 10 milhões de integrantes em todo o mundo.