Por G1 Santarém
Foto: Mauro Nayan/Ascom PMS
O barco-hospital Abaré está navegando desde o dia 28 de julho com uma equipe da Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas (SP), instituição de ensino com forte atuação nas áreas de odontologia e medicina, para atendimentos de saúde em comunidades de Belterra e Aveiro, oeste do Pará. Os atendimentos iniciaram seguem até dia 4 de agosto.
Entre professores e alunos, são cerca de 60 pessoas atuando na missão, incluindo 15 médicos. Os municípios vão receber até o final do projeto mais de três mil atendimentos na área de saúde.
Através de um termo de cooperação, a Ufopa cede o Abaré para que a faculdade paulista desenvolva sua ação extensionista. Todas as despesas da viagem são custeadas pela instituição privada, incluindo combustível e alimentação, além de medicamentos, próteses dentárias e óculos para serem entregues aos comunitários em consultas.
“Os custos para realizar esse tipo de ação são muito elevados. O município de Santarém já recebe do Ministério da Saúde recursos para viabilizar esses atendimentos em sua área, mas os municípios de Belterra e Aveiro ainda não conseguiram se organizar para receber esses recursos do governo federal. Ações como essa beneficiam diretamente a população e a Universidade contribui, assim, com seu papel social”, ressalta o pró-reitor da Cultura, Comunidade e Extensão da Ufopa, professor Marcos Prado.
Atendimentos de saúde:
- 400 consultas médicas
- 115 consultas odontológicas
- 720 consultas oftalmológicas
- 400 consultas de pediatria
- 275 consultas de ginecologia/obstetrícia
- 100 cirurgias oftalmológicas
- 320 consultas dermatológicas
- 10 próteses dentárias
- 320 consultas com odontopediatria
- 800 aplicações de flúor
Essa é a quinta viagem do Abaré em 2019. Junto com a equipe da faculdade, viaja uma equipe da Ufopa, coordenada pela professora Helionora Alves, do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), que durante o percurso, desenvolve seu projeto de pesquisa sobre hortas florestais.