Home BACANA NEWS Sefa assina termos de acordo com sete prefeituras para emissão de Nota Fiscal Avulsa

Sefa assina termos de acordo com sete prefeituras para emissão de Nota Fiscal Avulsa

Sefa assina termos de acordo com sete prefeituras para emissão de Nota Fiscal Avulsa

Foto: Divulgação

Por Agência Pará

A Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa) assinou, na segunda-feira (29), um Acordo de Cooperação Técnica e Institucional com sete prefeituras da região noroeste do Estado, visando a implantação de um sistema de apoio logístico nos municípios para auxiliar pessoas físicas e jurídicas a emitir Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e). A assinatura aconteceu em Santarém, durante a realização do  “Encontro com a Sefa”, evento voltado para os contribuintes estaduais que reuniu 238 pessoas.

De acordo com René Sousa Junior, secretário da fazenda, servidores das prefeituras serão treinados para ensinar aos produtores rurais a emitir o documento fiscal eletrônico. “Estamos fazendo um esforço para firmar esses acordos nos municípios onde a Sefa não tem unidade física. Dessa forma, vamos facilitar o atendimento de quem precisa emitir o documento fiscal”, disse o secretário.

O prefeito em exercício de Santarém, José Maria Tapajós, assinou o Acordo e elogiou a realização do evento por aproximar o Fisco estadual com os cidadãos. Também participou da assinatura do documento o secretário regional de Governo do Pará, Henderson Pinto, que destacou o empenho do governo estadual em se aproximar e ouvir os anseios da população.  

Além de Santarém, as cidades de Óbidos, Oriximiná, Placas, Jacareacanga, Mojuí dos Campos e Ruropólis terão a cooperação da Sefa. “Outras prefeituras também serão bem vindas para assinar a cooperação com a Sefa”, afirmou o René Sousa.  

Para os municípios, a emissão da nota fiscal é importante porque, quanto maior for o movimento econômico, mais a Prefeitura será favorecida na partição da cota-parte do Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação, o ICMS.

NFA-e – A Secretaria da Fazenda oferece a emissão da NFA-e no Portal de serviços pela internet, mas muitas vezes, o usuário tem dificuldade de acesso ou não consegue finalizar a emissão.  A intenção da Sefa, ao firmar o acordo com as Prefeituras, é que os servidores municipais ajudem na emissão do documento para o produtor rural. 

A Prefeitura terá que disponibilizar uma sala para atendimento das pessoas interessadas em emitir Nota Fiscal Avulsa Eletrônica. No local deve ter pelo menos um computador conectado a internet, para emitir o documento fiscal; deverá  ainda, receber e encaminhar os pedidos de cancelamento de NFA-e até a unidade da Sefa de sua circunscrição. A Sefa vai treinar o pessoal designado para execução das atividades e  prestar assessoria técnica ao município nas questões tributária, cadastral e contábil, relacionadas a emissão de documentário fiscal.

As Prefeituras interessadas em assinar o Acordo de cooperação com a Sefa devem procurar a Diretoria de Arrecadação e Informações Fazendárias, Daif,  pelo email sefadaif@sefa.pa.gov.br ou pelo telefone  da Coordenação de cadastro, (91) 3323.4268, das 8 às 14h, de segunda a sexta-feira.

Para usar os serviços da Sefa, acesse o site www.sefa.pa.gov.br

Para dúvidas ligue 0800.725.5533.