Home BACANA NEWS Alepa aprova em 1º turno transformação de Susipe em secretaria

Alepa aprova em 1º turno transformação de Susipe em secretaria

Alepa aprova em 1º turno transformação de Susipe em secretaria

Foto: Divulgação

Por Agência Pará

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) aprovou em 1º turno, nesta terça-feira (22), o projeto de Lei nº 316/2019, que dispõe sobre a transformação da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) em Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP). O projeto foi aprovado com três novas emendas. Nesta quarta-feira (23) será votado a projeto em 2º turno e produzida a redação final. 

Conselho Penitenciário – As emendas alteram os artigos 7º e 9º, que foram apresentadas pelos deputados Eliel Faustino (DEM), líder da oposição, e pelo deputado Carlos Bordalo (PT), membro da base de apoio do governo. O líder do governo, deputado Chicão (MDB); o deputado Ozório Juvenil (MDB), presidente da Comissão de Constituição e Justiça; e o presidente da ALEPA, deputado Daniel Santos, se destacaram no processo de negociação das emendas acordadas pelas bancadas partidárias e se posicionaram durante votação no plenário da Alepa. Elas estabeleceram que um representante da secretaria integrará o Conselho Penitenciário do Estado do Pará (Copen); retiraram um trecho do artigo 9º, do qual dizia que “é facultativa a participação de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Pará, no Conselho Estadual de Política Criminal e Penitenciária” e incluíram mais cinco integrantes ao Copen.

Com a aprovação, 12 órgãos irão compor o Conselho Penitenciário, criado por lei em 1925 e regulamentado por decreto em 1979: Procuradoria Regional da República, Ministério Público Estadual, OAB/PA, Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP), um representante escolhido entre professores ou profissionais da área de Direito Penal e Penitenciário; o secretário de Administração Penitenciária e representantes; conselhos regionais de Psicologia e Medicina, Defensoria Pública da União, Vara de Execuções Penais; Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa); estes cinco últimos inclusos em emenda. 

Quando aprovada, e após sanção do governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, será criado o regimento interno da secretaria e o manual de procedimentos. O objetivo da Susipe é humanizar o cárcere, conforme o previsto na Lei de Execução Penal (LEP). Por meio de ações estratégicas e disciplina em prol da qualidade dentro das cadeias, a administração das 48 unidades prisionais do Estado será feita de forma autônoma, em busca da ampliação dos resultados positivos.