Foto: Agência Pará
Por G1 Pará
A 1ª Festa Literária de Marabá tem programação até o próximo domingo (29), no Centro de Convenções Carajás. O evento reúne escritores da região e é parte da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, assim como no 1º Festival Literário de Parauapebas, realizado esse mês.
São 28 estandes em exposição sendo 20 do Estado do Pará e oito de outros estados e um estande de autores marabaenses. “São cerca de 100 editoras e 25 mil títulos à disposição do público, gerando mais de 200 empregos diretos e indiretos”, finalizou o secretário de Cultura de Marabá, José Scherer.
A Secretaria de Cultura do Estado do Pará (Secult) estima que o evento movimento R$ 1 milhão. A Festa Literária é uma atividade que movimenta a economia e fomentar a atividade artística, já que com o evento conta com programação de teatro, contação de histórias e música.
Para o representante da Secult, Júnior Soares, essa extensão da Feira do Livro também garante a representatividade de segmentos sociais variados, que precisam ser ouvidos e divulgados. “Tanto que ao redor dessa Festa Literária há uma atividade cultural intensa, mesas redondas, rodas de conversas, debates específicos sobre LGBTI+, temas da afroamazônicos, o imaginário da região, nossos indígenas, a mulher etc”, argumentou.