Home BACANA NEWS Abertas inscrições para fórum sobre inclusão de pessoas com deficiência

Abertas inscrições para fórum sobre inclusão de pessoas com deficiência

Abertas inscrições para fórum sobre inclusão de pessoas com deficiência

Foto: Divulgação/MPPA

Por Ministério Público do Estado do Pará – MPPA

Já estão abertas as inscrições para o fórum Rumo à Inclusão Social Plena, que ocorrerá dia 16 de outubro, em Belém, e será o evento final do projeto De Mão Dadas – Visibilidade para Todos e Todas, desenvolvido pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) para empoderar pessoas com deficiência e dar visibilidade às causas em defesa desse público.

Organizado pela Promotoria de Justiça de Defesa das Pessoas com Deficiência e dos Idosos e de Acidentes de Trabalho de Belém, do MPPA, o fórum é aberto ao público e será realizado nas dependências do próprio Ministério Público, no bairro Cidade Velha, em auditório ainda a ser definido. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://forms.gle/bFyWc7z2Hio38Ui87. As vagas são limitadas.

O fórum ocorrerá de 8h30 às 17h. Durante o evento, os participantes serão divididos em quatro grupos de trabalho, cada qual com seu tema especifico, para discutir oportunidades de melhorias nos serviços de educação, saúde, acessibilidade e inclusão social, de modo que eles garantam os direitos das pessoas com deficiência.

As propostas de melhorias nestas áreas irão compor um documento, que será encaminhado posteriormente à Assembleia Legislativa do Estado do Pará, Câmara Municipal e a outras instituições públicas para a implementação de ações visando à inclusão real das pessoas com deficiência.

O fórum Rumo à Inclusão Social Plena representa a quarta fase do projeto De Mão Dadas –Visibilidade para Todos e Todas, idealizado pela promotora de Justiça Elaine Castelo Branco, titular da Promotoria de Justiça de Defesa das Pessoas com Deficiência e dos Idosos e de Acidentes de Trabalho, e realizado em Belém desde o início de 2019.

As três primeiras fases do projeto foram compostas por bate-papos sobre vivências de pessoas com deficiência (PCD) e pais de PCD, intituladas, respectivamente, Elas por elas, Ellas por Eles, Eles por eles.

São parceiros do MPPA na realização do fórum a Universidade Federal do Pará, Universidade Federal Rural da Amazônia, Universidade do Estado do Pará e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Até o momento, ao menos 33 instituições já confirmaram participação no evento.