Foto: Divulgação/MPPA
Por Ministério Público do Estado do Pará – MPPA
Já estão abertas as inscrições para o fórum Rumo à Inclusão Social Plena, que ocorrerá dia 16 de outubro, em Belém, e será o evento final do projeto De Mão Dadas – Visibilidade para Todos e Todas, desenvolvido pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) para empoderar pessoas com deficiência e dar visibilidade às causas em defesa desse público.
Organizado pela Promotoria de Justiça de Defesa das Pessoas com Deficiência e dos Idosos e de Acidentes de Trabalho de Belém, do MPPA, o fórum é aberto ao público e será realizado nas dependências do próprio Ministério Público, no bairro Cidade Velha, em auditório ainda a ser definido. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://forms.gle/bFyWc7z2Hio38Ui87. As vagas são limitadas.
O fórum ocorrerá de 8h30 às 17h. Durante o evento, os participantes serão divididos em quatro grupos de trabalho, cada qual com seu tema especifico, para discutir oportunidades de melhorias nos serviços de educação, saúde, acessibilidade e inclusão social, de modo que eles garantam os direitos das pessoas com deficiência.
As propostas de melhorias nestas áreas irão compor um documento, que será encaminhado posteriormente à Assembleia Legislativa do Estado do Pará, Câmara Municipal e a outras instituições públicas para a implementação de ações visando à inclusão real das pessoas com deficiência.
O fórum Rumo à Inclusão Social Plena representa a quarta fase do projeto De Mão Dadas –Visibilidade para Todos e Todas, idealizado pela promotora de Justiça Elaine Castelo Branco, titular da Promotoria de Justiça de Defesa das Pessoas com Deficiência e dos Idosos e de Acidentes de Trabalho, e realizado em Belém desde o início de 2019.
As três primeiras fases do projeto foram compostas por bate-papos sobre vivências de pessoas com deficiência (PCD) e pais de PCD, intituladas, respectivamente, Elas por elas, Ellas por Eles, Eles por eles.
São parceiros do MPPA na realização do fórum a Universidade Federal do Pará, Universidade Federal Rural da Amazônia, Universidade do Estado do Pará e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Até o momento, ao menos 33 instituições já confirmaram participação no evento.