O ex-deputado federal Wladimir Costa pediu a absolvição da queixa-crime por difamação contra o guitarrista Ximbinha. Em agosto de 2024, Wlad foi condenado em primeira instância enquanto estava preso por violência política contra a deputada federal Renilce Nicodemos (MDB).
Tanto a defesa de Wladimir Costa e a de Ximbinha, recorreram da sentença. O Ministério Público do Estado, por meio do 7º Procurador de Justiça Criminal Armando Brasil Teixeira, se manifestou sobre o recurso, no último dia 7 de janeiro. Ximbinha solicitou a elevação da pena-base para Wlad.
Pediu ainda o aumento da indenização para 100 salários mínimos. O procurador se posicionou contra a modificação da sentença, defendendo a manutenção da pena original e negando os pedidos de Ximbinha.
Neste caso, uma pena de 6 meses e 18 dias de detenção, substituída por prestação de serviços à comunidade, foi imposta pelo juiz Marcus Alan de Melo Gomes, da 9ª Vara Criminal de Belém, a Wladimir Costa.
O ex-deputado foi condenado a pagar 21 dias-multa. A pena privativa de liberdade foi convertida devido à natureza do crime e ao período correspondente.
Foto: Jeremias Alves – Solidariedade