Home DESTAQUE Violência sem fim! Belém fecha 2017 com 855 homicídios.

Violência sem fim! Belém fecha 2017 com 855 homicídios.

Violência sem fim! Belém fecha 2017 com 855 homicídios.

Só no último final de semana, o primeiro do ano, foram assassinadas 14 pessoas na capital paraense. O que nos leva a pensar que esse ano, que mal começou, poderá bater o número de homicídios do ano passado. Em 2017, 855 pessoas foram vítimas de homicídio. Um número assustador. Esse número só vem aumentando, nos últimos anos. É possível ver um crescimento considerável de 8 anos para cá.

O especialista em segurança Aiala Colares confirma: “Mais ou menos de sete a oito anos consecutivos, Belém vem apresentando cada vez mais casos. E que hoje coloca a cidade em uma condição extremamente preocupante.”

A SEGUP (Secretaria Estadual de Segurança Pública, afirmou estar de olho no aumento desse número e que tem se esforçado para combatê-lo. E que já traçou o perfil das vítimas, quase sempre o mesmo, a maioria são homens com idade entre 16 e 33 anos, negros, moradores da periferia. E o perfil dos assassinos também segue uma linha, semelhança que assusta, quase sempre são homens encapuzados, tanto em carros quanto em motos.

Voltando a falar desse ano, só no dia 6 de janeiro, foram 7 homicídios em apenas 4 horas. E no dia seguinte, mais 7 num intervalo maior, de 7 horas. E de acordo com a polícia, não há ligação entre os crimes.

De acordo com a Secretaria, é preciso manter o curso das investigações.

“A gente tem que investigar cada vez mais. A especialização da investigação através da Divisão de Homicídios tem essa tônica, de tentar desvendar a autoria desses delitos e poder atribuir a quem está praticando o crime”, comenta Rogério Luz Moraes, secretário adjunto de inteligência e análise criminal.