Veja as notícias exclusivas na Coluna do Bacana

Foto: Divulgação

Lívia

A deputada estadual Lívia Duarte esteve em reunião com o Ministro de Direitos Humanos do Brasil, Silvio Almeida. Na pauta, ameaças e violência política contra mulheres negras e a disposição do mandato em somar nas ações no estado do Pará.

“É uma alegria encontrar o professor @silviolual ministro de Estado. Me emocionei várias vezes pelo significado de ter um intelectual preto no comando se um dos ministérios mais importantes do nosso país. Na saída, lhe entreguei livros da @ed.ufpa como presente e lhe pedi que autografasse o seu livro “racismo estrutural”, meu parceirinho de grandes jornadas”, disse Duarte.

Ogawa

Em Sessão Solene Comemorativa aos 200 anos do Parlamento no Brasil, aos 185 anos do Parlamento no Pará e aos 50 anos do Dia do Legislativo, no Auditório João Batista da Assembléia Legislativa do Pará, o prefeito de Barcarena, Renato Ogawa, recebeu a Medalha do Mérito Legislativo Newton Miranda.

“Uma honraria que existe desde 1973 e que muito me emociona recebê-la. Todos sabem do meu profundo respeito ao Legislativo Estadual e estar de volta à esta Casa para ser homenageado pelos trabalhos prestados ao legislativo tem um sabor muito especial. Quero agradecer o carinho do deputado @luogawaoficial , bem como a calorosa acolhida de todos os deputados da Casa”, disse Ogawa.

Sessão

A Sessão Solene Comemorativa ao Dia do Legislativo na Assembleia Legislativa do Estado Pará, realizada no plenário João Batista, foi presidida pelo Chefe do Poder Legislativo paraense, deputado Chicão, e registrou oficialmente o bicentenário de instalação do Poder Legislativo no Brasil; os 185 anos de implantação no Pará; e também os 50 anos da instituição do Dia do Legislativo no Pará. Na solenidade foram entregues 41 Medalhas do Mérito Legislativo Newton Miranda a autoridades estaduais e personalidades que foram indicadas pelos atuais deputados estaduais, acompanhadas de uma certificação do título. Os convidados e presentes na sessão tiveram a oportunidades de conhecer, no hall do auditório, os documentos inéditos e originais da época de instalação do Poder Legislativo, ocorrida no dia 02 de março de 1838, como a ata da primeira sessão legislativa da Assembleia Provincial do Pará, o primeiro projeto aprovado no legislativo paraense, a ata de autorização para o legislativo funcionar no prédio do então Convento dos Mercedários; o ato de promulgação da Dia do Legislativo e a medalha original do mérito Newton Miranda. O hall do auditório João Batista abriga os retratos dos deputados estaduais constituintes responsáveis pela elaboração da Constituição do Estado do Pará, que foi promulgada no Palácio da Cabanagem no dia 5 de outubro de 1989. Na época, a Casa de Leis era presidida pelo deputado Mário Chermont. O deputado Chicão, presidente do Poder Legislativo estadual, na abertura oficial da cerimônia, agradeceu a presença dos deputados, citando um a um, com algumas de suas característica.

Cosanpa

O diretor da Cosanpa, José Fernando Gomes, esteve em reunião com os gestores da Cosanpa, apresentando os resultados 100 dias da gestão. “Vamos em frente sempre juntos”, disse.

Santarém

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, recebeu em audiência, os representantes do Centro Israelita do Pará, David Serruya e Charles Chocron, onde trataram sobre o tombamento do cemitério israelita em Santarém e no Distrito de Boim.

SEBRAE

O contrato assinado entre a ASPEB e o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – sessão Pará leva parceria e diversos benefícios para os quase 300 funcionários do Sebrae no estado do Pará.

A cerimônia da assinatura do contrato aconteceu nesta terça-feira (16), na sede do Sebrae, com um café da manhã para os representantes do Sebrae, ASPEB e Associação dos Funcionários do Sebrae.

Na imagem histórica: Rubens Magno (diretor-superintendente do Sebrae Pará), Alcideli Brito Diniz (presidente da Associação dos Funcionários do Sebrae) e Wilson Oliveira (presidente do Grupo ASPEB).

Defensoria

O defensor público geral João Paulo Ledo, informou que a Defensoria recebeu 280 notebooks que serão distribuídos entre os defensores e servidores da DPE. “Com a chegada destes equipamentos, renovamos 100% o parque tecnológico da instituição. Isso significa que mais pessoas podem ser assistidas em menor tempo, reduzindo a espera por serviços jurídicos e garantindo respostas mais rápidas às demandas. Avante”, disse.

Caetano

Caetano Reis, empresário no ramo de Franquias foi convidado diretamente pelo Prefeito Tião Miranda e aceitou assumir as Secretarias de Indústria, Comércio e Mineração e Secretaria de Turismo em Marabá, substituindo o Chefe de Gabinete Walmor Costa que estava interinamente nos cargos – e segue como chefe de gabinete. Caetano é Conselheiro Estadual do CRA-PA, Diretor da Associação Comercial ACIM e Ex-presidente do CONJOVE/ACIM

Renata

Renata Sousa , Ex Prefeita de Primavera e atual Diretora Geral de núcleo do Governo Helder Barbalho também vai receber a comenda de Destaque do mérito defensorial em comemoração aos 40 anos desta importante instituição. Na foto Renata ao lado do Defensor Público geral do Estado Dr. João Paulo Ledo .

Prêmio

Parte da geração do Café Central. Anos 1950. Da esquerda para a direita, Ruy Barata, Mário Couto, Francisco Paulo Mendes, César Calvo, Líbero Luxardo e Cléo Bernardo de Macambira Braga.
Vem aí o Prêmio Ruy Barata, no dia 26 de maio, às 20H00, no Teatro do SESI. Gerações novas e antigas serão lembradas e premiadas.

Helder

A vitória de @helderbarbalho . QUEM ME ACOMPANHA SABE QUE DIFICILMENTE VOU EM LANÇAMENTOS OU INAUGURAÇÕES GOVERNAMENTAIS – ESTADUAIS OU MUNICIPAIS. MAS HOJE FUI NA ASSINATURA DA ORDEM DE SERVIÇO PARA O INÍCIO DAS OBRAS DO PARQUE DA CIDADE. É QUE AINDA NA CAMPANHA EU E O ENTÃO CANDIDATO HELDER BATEMOS UM PAPO SOBRE A IMPORTÂNCIA DESSE PROJETO. LOGO NO INÍCIO DO GOVERNO, CONVERSAMOS NOVAMENTE E HELDER TINHA DECIDIDO QUE REALIZARIA ESSE PARQUE. E EU SEI QUANTAS TENTATIVAS ELE FEZ JUNTO AO GOVERNO BOLSONARO PARA FICAR COM A ÁREA. BOM, DIGAMOS QUE O GOVERNO FEDERAL PASSADO, NÃO QUIS AJUDAR. MAS HELDER SEGUIU EM FRENTE E AGORA COM LULA CONSEGUIU REGULARIZAR A TRANSFERÊNCIA – E NÃO FOI DE GRAÇA NÃO – DA ÁREA PARA O ESTADO. ENTÃO, COMO EU SABIA DESSE DESEJO DELE, ACOMPANHEI TUDO ISSO UM POUQUINHO DE NADA DE PERTO, E MUITO DE LONGE, EU QUERIA ESTAR LÁ PRA VER A VITÓRIA DELE, QUE É A VITÓRIA DESSA CIDADE TAMBÉM. FIQUE FELIZ HOJE. PS: As vezes não precisamos estar o tempo todo perto, junto, para torcer por uma pessoa.

Zequinha fora do PL

Marisa

Peixes

Eis os peixes que tiveram maior queda de preço em Belém; Sarda com queda de 11,10%; Tainha 9,98%. Cachorro de Padre 9,90%; Curimatã 8,04%; Xaréu 7,86%; Serra 7,58%; Camurim 4,48%; Peixe Pedra 4,03%; Tamuatá 3,86%; Mapará 3,69%; Cangatá 2,51%; Arraia 1,74%; Gurijuba 1,71%;

Patrícia

A prefeita Patrícia de Marituba instalou inicialmente em 8 escolas reformadas, um sistema de identificação facial, que detecta quem são pais, alunos, funcionários e professores, e quem não são, proporcionado assim impedimento de entrada daqueles que não fazem parte da escola.

Denúncias

A Federação Paraense de Futebol e representantes do Ministério Público do Pará se reuniram para discutir denúncias de manipulação de resultados de jogos no Campeonato Paraense 2023. Denúncias desse tipo, pipocam pelo país

Síndromes

O Pará registrou 48.383 casos de síndromes respiratórias, de janeiro a maio de 2023. No mesmo período em 2022, foram registrados 12.432 casos, ou seja, neste ano houve um aumento de 289.18%. Informações contidas no sistema e-SUS Notifica.

Feirão

O “Feirão do Imposto 2023” será realizado na última semana do mês de maio em Belém pelo Conselho de Jovens Empresários (Conjove), em parceria com a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje).

UFC

Abuso

No Brasil, a quantidade de imagens de abuso e exploração sexual infantil encontradas na internet cresceu 70% no primeiro quadrimestre deste ano. Segundo a organização não governamental SaferNet, no período sua central recebeu 23.777 denúncias, remetidas para apuração ao MPF.

Fundo

Flávio Dino apresentou um plano com o Ministério da Defesa para ampliar a presença das forças de segurança nas áreas florestais da Amazônia. o plano prevê a obtenção de R$ 1 bilhão do Fundo Amazônia via BNDES somado a R$ 700 milhões do orçamento do ministério, para as ações.

SENAI

Segundo levantamento do Senai, em 15 anos, o número de trabalhadores acima de 50 anos dobrou no país. Em 2006, eram 4,4 milhões de pessoas e, em 2021, passaram para 9,3 milhões – aumento de 110,6%.

Ouro

Café

O Brasil deve colher mais de 54,7 milhões de sacas de café em 2023. É um aumento de 7,5% em relação ao ano passado e de 14% em relação a 2021 segundo a Conab. No entanto as exportações entre janeiro e abril caíram 20% neste ano. O café colombiano invadiu o mundo.

Produção

A produção industrial cresceu em 11 dos 15 locais pesquisados – o Pará não foi pesquisado – pelo IBGE. As maiores altas foram registradas nos estados do Mato Grosso (9,3%), Amazonas (8,7%) e Pernambuco (8,1%).

Economia

A atividade econômica brasileira apresentou crescimento no primeiro trimestre deste ano, segundo o Banco Central, alta de 2,41% de janeiro a março em relação ao trimestre anterior. Em comparação ao trimestre de 2022, a alta foi de 3,87%

Cúpula

Além de Emmanuel Macron, presidentes dos países que contribuem com o Fundo Amazônia devem ser convidados para a Cúpula dos Países Amazônicos de 7 a 9 de agosto em Belém. Lula transfere parte de seu gabinete para Belém nesses dias.

Paper

Bola fora

O Consórcio Novo Norte, que ganhou a concessão do aeroporto de Belém, pretende moderniza-lo até 2026. Já começa mal, já que a COP30 é em 2025.

Exonerado

Secretário de Saúde de Parauapebas Betinho Laranjeiras foi exonerado hoje pelo prefeito Darci Lermen.

Azedou

Azedou de vez a relação que já não era boa, entre os deputados Eder Mauro e Coronel Neil.

COP 30

HB acredita que nos próximos dias sairá o anúncio da sede da COP30. E que Belém será escolhida. Helder disse que é o momento de internacionalizar o sentimento da oportunidade da COP30, que está diante da comunidade como algo inédito, que trará um legado para Belém nunca visto.

Tribunal

Helder disse que junto ao Tribunal de Justiça e as prefeituras da região metropolitana estão negociando um novo local para o aterro sanitário – que sairá de Marituba-. E o novo espaço terá processo seletivo de uso dos resíduos sólidos

BRT

Nos próximos 60 dias Helder lança a concorrência para os ônibus do BRT metropolitano. Serão elétricos. Govermo comprará os ônibus e fará a licitação para os servições.

Segunda etapa

Parque

BASA

Luiz Cláudio Moreira Lessa foi o indicado do diretor de Relações com Investidores do Basa, Fábio Yassuda Maeda, para presidir o banco. Lessa já trabalhou no Banco do Brasil, Previ, PSEG e BB Américas. Luiz Carlos Moreira Lessa, novo presidente do Basa, foi indicação do senador do Amazonas Eduardo Braga.

UEPA

No Bacana

Aqui ó

Só hoje, 44 notícias – e todo dia é mais ou menos isso – algumas exclusivas, em notas, vídeos. Fácil não é. Mas, com certeza isso faz toda diferença nesse caminho que trilhamos no jornalismo. Oferecer algo mais, para você saber sempre mais no Bacana.

Priante

Deputado Priante presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados convocou a Ministra Marina Silva para debater sobre a questões da prospecção de petróleo na Margem Equatorial.

Igreprev

Parque

O governo do estado pagou em abril de 2021, 25 milhões pela área do aeroporto de pequeno porte da Julio César. E se comprometeu em 5 anos de construir um novo aeroporto (Santa Izabel). Jair sentou em cima do projeto, Lula liberou em 4 meses.

COP

Aterro sanitário, mobilidade urbana, abastecimento de água, tratamento de esgoto. Helder lembrou hoje que a COP30 é a oportunidade de buscar soluções para esses problemas na região metropolitana. E lembrou a importância da iniciativa privada e do governo federal nessas questões

Aeroclube

Será em Santa Izabel, e não em Marituba, o novo aeroclube de aeronaves menores, que substituirá o da Júlio César.

Vale

O investimento para o Parque das Cidades é de 400 milhões, segundo Helder a Vale deve impostos ao estado, e construirá a obra pagando esses impostos devedores.

Margem

Nem tudo está perdido para o projeto petrolífero na Margem Equatorial. O Ibama disse; “ existe latente necessidade de se elaborarem avaliações mais amplas e aprofundadas para atestar a adequabilidade da cadeia produtiva da indústria de petróleo e gás na região”.

PTB

Começou o ti ti ti eleitoral! O presidente nacional do PTB, Kassyo Ramos e o novo presidente estadual Márcio Miranda abonaram a ficha de Eguchi, que é pré candidato a prefeito em Belém. Bob Fly também se coloca à disposição para ser candidato a prefeito de Belém.