Usinas da Paz em Belém e Ananindeua são preparadas para a Semana dos Povos Indígenas em abril

Foto: Ascom / Sepi

A equipe da Secretaria dos Povos Indígenas (Sepi), juntamente com representantes do Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup); de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Seju); de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seac) e a Usina da Paz, estiveram reunidos e fizeram uma visita técnica às instalações das Usinas do Icuí e do Guamá. Os encontros tiveram como objetivo principal alinhar e planejar as atividades que ocorrerão durante a Semana dos Povos Indígenas, programada para o mês de abril.

Durante o encontro, foram discutidos os detalhes dos atendimentos e capacitações que serão oferecidos aos povos indígenas durante o evento. A equipe da SEPI destacou a importância da organização dos serviços nos eixos de Cidadania, Saúde e Esportes, que incluem a emissão de RG/Certidão de Nascimento, atendimento médico com especialidades em Clínico Geral, Psicologia e Odontologia, bem como atividades esportivas como Futsal e Vôlei.

Foto: Ascom / Sepi

A estrutura para o evento também foi detalhada, com a disponibilização de 24 salas climatizadas equipadas com todos os recursos necessários, além de espaços destinados a teatro, brinquedoteca, biblioteca, cantina, piscina, estacionamento e quadra poliesportiva. A SEJU ressaltou a necessidade de servidores ou voluntários para auxiliar no preenchimento dos prontuários de emissão de RG, com a SEPI se comprometendo a oferecer suporte nessa tarefa.

Durante as tratativas, foram sugeridas a criação de materiais promocionais, realização de feira de artesanato e pintura, divulgação dos trabalhos realizados pela comunidade do Icuí, torneio de futsal com premiação e distribuição de lanches. A segurança do evento foi garantida pela Coordenação da Usina da Paz, assim como a disponibilidade de internet.

Como encaminhamento, ficou acordado que a Sepi vai oficializar uma reunião com as demais entidades envolvidas para tratar das etapas finais de preparação e definição do evento. A reunião e visita técnica demonstraram o empenho das entidades em proporcionar uma Semana dos Povos Indígenas significativa e bem organizada.

Por Agência Pará