Um dos maiores programas de aceleração de startups do Brasil abre novas inscrições

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Hub InovAtiva, política pública gratuita e equity free de apoio ao empreendedorismo inovador no Brasil, anuncia a abertura das inscrições de seus programas de aceleração InovAtiva Brasil e InovAtiva de Impacto Socioambiental para o segundo semestre. Os empreendedores interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site até 5 de agosto de 2024.

Um dos maiores programas de aceleração de startups no Brasil, o InovAtiva Brasil vai selecionar até 200 negócios de todo o país, que estejam nas fases de validação, operação e tração. Já o InovAtiva de Impacto Socioambiental, focado em empresas com missão de gerar impacto social ou ambiental positivo, vai escolher até 80 startups. Ambos os programas são de abrangência nacional e oferecem capacitação, conexão e mentorias aos participantes de forma completamente gratuita e equity free.

De acordo com Flávia Schmidt, coordenadora Geral do InovAtiva pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), os programas têm como propósito fomentar o ecossistema empreendedor, apoiando negócios inovadores em todas as regiões do país.

Trata-se de uma política pública que mobiliza todos os atores de inovação do país, desde startups, mentores, avaliadores, líderes de comunidade, investidores, instituições realizadoras, empresas interessadas em inovação aberta, entidades locais de fomento à inovação e assim por diante,

Flávia Schmidt, coordenadora Geral do InovAtiva pelo MDIC

“Assim, o InovAtiva age como um agente essencial para o desenvolvimento de negócios inovadores, que podem impactar positivamente em todas as esferas da sociedade. Nesta edição, a seleção terá pela primeira vez a possibilidade de pontuações adicionais para a promoção da inclusão e do desenvolvimento de lideranças femininas e participantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas, amarelos e oriundos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Essa decisão se fundamenta no entendimento de que a inovação também vem da diversidade, e reafirma o compromisso do MDIC com a criação de um ecossistema de startups mais robusto, inclusivo e dinâmico”, complementa a coordenadora.

Desde sua criação, em 2013, o Hub já acelerou mais de 4.200 startups de todo o país por meio de seus programas. Para Paulo Puppin, coordenador de Startups no Sebrae Nacional, o InovAtiva cumpre aspectos relevantes no ecossistema de Inovação.

A perenidade e consistência ao longo desses anos foram capazes de mostrar números expressivos no volume e um impacto transformador efetivo nas nossas startups. Além disso, contribui para a desconcentração da inovação no nosso país,

Paulo Puppin, coordenador de Startups no Sebrae Nacional

Aceleração e Conexão

Os Ciclos dos programas InovAtiva se darão ao longo de seis semanas de evolução e aprendizado, e serão divididos em duas etapas: Aceleração e Conexão. Durante a primeira fase, que se inicia na segunda quinzena de agosto, os empreendedores têm acesso a mentorias individuais e coletivas com especialistas do mercado, conteúdos sobre empreendedorismo, capacitação empreendedora e atividades de conexão. O encerramento dessa etapa acontece durante o evento InovAtiva Day, realizado de forma online, com uma agenda de palestras, painéis e treinamentos de pitch para as startups do Ciclo.

As soluções de maior potencial seguem para a segunda etapa, Conexão, com início na segunda quinzena de outubro. Os empreendedores receberão mais uma rodada de mentorias individuais especializadas para o desenvolvimento de seus negócios. O Ciclo será encerrado, presencialmente, no InovAtiva Experience. No evento, as startups recebem o feedback de mentores sobre seu pitch no Demolation, atividade que simula um Demoday, e, ao final, têm a oportunidade de apresentar suas soluções para uma banca de negócios no Demoday. Os participantes do InovAtiva de Impacto Socioambiental recebem capacitação voltada ao empreendedorismo em negócios de impacto, mentoria com executivos e especialistas na área socioambiental e são conectados a investidores interessados em apoiar soluções no setor.

Sobre o InovAtiva

O InovAtiva é uma política pública gratuita e equity free que promove um conjunto de iniciativas de apoio ao desenvolvimento de ecossistemas de empreendedorismo inovador no Brasil, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), em coexecução em rede com Impact Hub Brasil e Associação Brasileira de Startups (Abstartups). Em 2021, o programa de aceleração InovAtiva Brasil deu um passo à frente e se tornou o Hub InovAtiva que, em mais de dez anos, já contribuiu para o desenvolvimento de mais de 4.100 negócios inovadores de todo país, oferecendo uma série de produtos e programas para apoiar a criação de uma nova geração de soluções e otimizar o potencial das startups nacionais.

Por Agência SEBRAE de Notícias