A Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinaram um acordo de cooperação na quarta-feira, 12, em Belém, com o objetivo de estabelecer a Casa BNDES na COP30. O conjunto arquitetônico de Mercedários está atualmente passando por reformas e manutenção, com o apoio não reembolsável de R$ 36,3 milhões do BNDES, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O local deve abrigar atividades do BNDES nas instalações do Mercedários UFPA durante a 30a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que ocorrerá em Belém de 10 a 21 de novembro de 2025. Tereza Campello, diretora socioambiental e presidente em exercício do BNDES, e o reitor da UFPA, professor Gilmar Pereira da Silva, assinaram o acordo formalizando a parceria.
A vice-reitora da UFPA, professora Loiane Prado Verbicaro, juntamente com o diretor da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), demais integrantes da Administração Superior e a equipe do Mercedários UFPA, estiveram presentes no evento.
Também estiveram presentes os representantes do Instituto Vale Cultural, da Arquidiocese de Belém, do Museu Paraense Emílio Goeldi, do Governo do Estado, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, da Prefeitura de Belém e do Projeto Circular. Depois da assinatura, os convidados tiveram a oportunidade de realizar uma visita guiada às construções.
O Mercedários UFPA é um conjunto arquitetônico situado em uma posição estratégica no centro histórico de Belém. Atualmente, está sendo restaurado através de um projeto desenvolvido pela equipe do Laboratório de Conservação, Restauro e Reabilitação da UFPA (Lacore/UFPA).
Este projeto foi submetido à chamada pública Resgatando a História, financiada pelo BNDES Fundo Cultural, que promove a restauração do patrimônio histórico, tanto material quanto imaterial, bem como de coleções memoriais de todo o país. Além disso, o projeto tem o suporte do Instituto Cultural Vale e da UFPA, além de uma colaboração com a Fadesp, a fundação de suporte da UFPA.
Foto: BNDES