Foto: Geovane Brito/G1
Por Geovane Brito, G1 Santarém
Rica em detalhes arquitetônicos no estilo português, a cidade de Óbidos, no oeste do Pará, vive sete dias de folia carnavalesca. Durante esse período, milhares de turistas e brincante chegam pela estrada de chão ou pelos rios para a diversão do “Carnapauxis”, que movimenta o município de várias formas. Este ano o evento é realizado desde o dia 19 e segue até 25 de fevereiro.
Pelas ladeiras da cidade mais portuguesa da Amazônia, é um vai e vem de pessoas. O comércio fica aquecido e muitos artesãos aproveitam o momento para ganhar uma renda extra. Ana Cruz confecciona bonecos de pano como “Mascarado Fobó”- personagem principal do carnaval da cidade – e os vende nas praças da cidade.
“Eu vendo os fobozinhos para as pessoas levarem uma lembrança de Óbidos. Para nós está sendo muito bom porque vem pessoal de fora prestigiar o nosso carnaval, nosso artesanato. Tenho grande expectativa. A movimentação é intensa por aqui”, disse.
Por todos os lados a figura do Mascarado Fobó está presente. E para que não conhece o personagem, logo que chega à cidade é recepcionado com muita festa. No porto da Companhia Docas do Pará (CDP) um receptivo com música foi preparado para os visitantes. De marchinhas a clássicos do Carnapauxis, as pessoas adentram à cultura obidense.
O propagandista José Américo Pinto é natural de Óbidos, mas mora em Belém há quase 60 anos. Este ano, retornou à cidade natal com amigos e família para aproveitar a quadra carnavalesca.
Para ele, o Carnapauxis cresceu a nível cultural e regional, inovando e atraindo mais público. “Pelo o que eu já vi, as estruturas montadas melhoraram muito o Carnaval daqui, é tudo gigantesco. Na minha época era tudo feito em campo de futebol. O carnaval parece que está no sangue desse povo, com muita festa e sem violência”, enfatizou.
Bloco na Rua
O Carnapauxis segue até o dia 25 de fevereiro, e a cada dia um bloco oficial ganha as ruas enladeiradas. Ao todo, são sete agremiações que levam multidões para brincar, que devem ter público total de 150 mil pessoas. Neste sábado (22), o Bloco Águia Negra sai às 18h do QG da agremiação, no bairro Cidade Nova até a Praça da Cultura, que neste período é conhecida como “Fobódromo”.
De acordo com a presidente do bloco, Elaine Pinto, é esperado um público recorde este ano. “A quantidade de foliões na avalanche humana nos deixa com uma expectativa muito grande para hoje. O Águia trará muitas novidades para a avenida para dar o brilhantismo ao nosso carnaval”, ressaltou.