Tendo em vista a COP 30, Governo do Pará e BNDES vão garantir R$ 3,2 bilhões em investimentos

Até o final deste ano, o Governo do Pará e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) devem firmar os primeiros contratos que devem totalizar R$ 3,2 bilhões para investimentos destinados a Belém e demais municípios da Região Metropolitana.

O objetivo é preparar a capital paraense e seu entorno para a realização da Conferência das Partes (COP 30), em 2025 – evento mundial de debates sobre o clima. O anúncio foi feito pelo governador Helder Barbalho e o presidente da instituição financeira, Aloizio Mercadante, no Palácio do Governo, em Belém.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, é esperado em Belém para a assinatura desses contratos, e as obras devem ser todas entregues até 2025. Helder Barbalho, ao lado da vice-governadora Hana Ghassan, agradeceu a parceria com o governo federal e reforçou que o BNDES é o principal parceiro e agente financiador das estratégias necessárias para que Belém receba a COP 30.

Segundo o chefe do Executivo estadual, o pacote de investimentos inclui estruturação urbana – obras de saneamento, abastecimento de água, mobilidade urbana, novas vias, parques turísticos, melhoramento da malha viária e transporte coletivo.

Também apoio para redução das emissões resultantes do consumo de energia elétrica em prédios e logradouros públicos, e parceria com a iniciativa privada, visando ao melhoramento das redes hoteleira e de serviços de bares e restaurantes.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará