Home BACANA NEWS Temer cria comitê para analisar o caso Hydro

Temer cria comitê para analisar o caso Hydro

Temer cria comitê para analisar o caso Hydro

O presidente Michel Temer criou o Comitê de Gestão e Avaliação de Respostas diante a contaminação ambiental no município de Barcarena, nordeste paraense, que já acumula quatro denúncias registradas de inúmeras irregularidades pela mineradora norueguesa Hydro, que vêm sendo feitas desde o início de fevereiro deste ano.

A criação do Comitê foi anunciada nesta terça-feira (20) no Diário Oficial da União (DOU).

O comitê terá duração de seis meses e tem como objetivo acompanhar de perto as ações de socorro e assistência, reestabelecimento de serviços essenciais afetados na cidade, monitoramento, recuperação e reconstrução dos locais atingidos em Barcarena.

A participação e formação do Comitê de Gestão e Avaliação de Respostas à Contaminação Ambiental é considerada uma prestação de serviço público e não será remunerada.

COMPOSIÇÃO

A equipe será formada por um representante, titular e suplente da Casa Civil da Presidência da República, quem coordena e presta apoio administrativo; o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Integração Nacional e o Ministério dos Direitos Humanos.

Além disso, o decreto de Michel Temer abriu ainda a possibilidade de convidar representantes do governo do município de Barcarena, do governo do Estado do Pará e de outros órgãos da administração pública federal.

ASSASSINATO

Desde 2017, todas as irregularidades eram denunciadas pelo líder comunitário Paulo Sérgio Almeida Nascimento, de 47 anos, que foi morto com quatro tiros na madrugada de segunda-feira (12). Ele era um dos representantes da Associação dos Caboclos, indígenas e quilombolas da Amazônia (CAINQUIAMA) e chegou a pedir proteção ao Governo.