Tem parecer favorável para questões ambientais a via expressa que liga Avenida Perimetral à Alça Viária

Recebeu parecer favorável do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Belém e do Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, a Avenida Liberdade, via expressa que vai interligar a Perimetral à Alça Viária, na Grande Belém.

A reunião foi convocada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio). A nova avenida será uma alternativa para entrada e saída da Região Metropolitana de Belém (RMB), reduzindo o tempo gasto nesse trajeto e, sobretudo, respeitando o meio ambiente.

Com 13,4 km de extensão, a obra será executada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Transportes (Setran). O novo corredor viário será expresso, terá ciclovia, e deve beneficiar diretamente cerca de 2,2 milhões de pessoas.

A expectativa é que mais de 23 mil veículos transitem pela nova via, que vai interligar a Avenida Perimetral, em Belém, até a Rodovia Alça-Viária (PA-483), em Marituba, sem interrupções.

Esse diferencial vai garantir que o tempo de deslocamento entre o centro da capital paraense e os demais municípios próximos reduza consideravelmente, garantindo mais qualidade de vida e mobilidade urbana aos usuários da RMB.

Estudos apontam, ainda, que o acesso contribuirá para a redução de aproximadamente 30% no número anual de acidentes na BR-316, hoje a principal via de acesso à capital paraense. Todo o traçado da avenida vai passar pela APA Belém, uma das 27 Unidades de Conservação (UCs) administradas pelo Ideflor-Bio.

Por ser uma reserva de Uso Sustentável, esse tipo de intervenção é permitida, desde que garanta o manejo dos recursos naturais de forma equilibrada.

Foto: Agência Pará