Nesta terça-feira, 17, o Teatro Experimental Waldemar Henrique, um ícone da cena cultural paraense, completa 45 anos e se fortalece como um espaço de experimentação e liberdade artística.
O Teatro dá voz aos sonhos e criações de atores e atrizes, diretores e diretoras, e todos os profissionais que fazem a cena cultural da cidade. O espaço foi inaugurado em 1979, durante um ato público marcado pela mobilização da classe artística local.
O Teatro Waldemar Henrique nasceu como resposta a uma necessidade urgente: a criação de um espaço voltado ao experimentalismo e à inovação, algo que não encontrava lugar no tradicional Teatro da Paz.
O lugar logo se consolidou como ponto de encontro e efervescência criativa, recebendo grupos que lutavam por novos caminhos na arte cênica, como o Grupo Experiência e o Teatro Universitário do Pará (TEP), que desde a década de 40 agitava os palcos belenenses.
O Waldemar Henrique, batizado em homenagem ao saudoso maestro paraense, tornou-se sinônimo de ousadia. Para celebrar esta data histórica, uma programação especial será realizada nos dias 17 e 18 de setembro, com espetáculos gratuitos que prometem encantar o público. Confira:
DIA 17/09
-15H -ABERTURA DA EXPOSIÇÃO CENA ABERTA (Conta a história do grupo teatral Cena Aberta)
-15H ÀS 17H – RODA DE CONVERSA “NARRATIVAS E VIVÊNCIAS”
-MEDIAÇÃO: YSMAILLE FERREIRA (Doutor e professor/ Técnico em Gestão Cultural da FCP)
-PARTICIPAÇÕES:
– MARGARET REFKALEFSKY (atriz, professora de teatro e pesquisadora)
– ZÉLIA AMADOR (Professora universitária, atriz e diretora de teatro, ativista do movimento negro, é membro fundadora Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (CEDENPA) e NEAB (Grupo de Estudos Afro-Amazônico (GEAM/UFPA), Assessora da Diversidade e Inclusão da UFPA.
– PAULO FARIA (atual presidente da AGTB – Associação de Grupos de Teatros de Belém)
– IGOR MARQUES (Presidente do Colegiado de Dança do Pará)
– ELOI IGLESIAS (cantor, compositor, ator, performer, artista popular, é um dos idealizadores e atual diretor da Festa da Chiquita)
– MÁRCIA FREITAS (Jornalista e Produtora Cultural)
-20H – APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO POSITHIVOS, DIREÇÃO KESYNHO HOUSTON,
DIA 18/09
-09H ÀS 14H- OFICINA “PRODUÇÃO TÉCNICA PARA EVENTOS – ESPECÍFICO PARA TEATROS”
– MINISTRANTE: FERNANDA RABELO (Produtora Cultural e Produtora técnica para eventos)
O conteúdo da oficina pode abranger os seguintes tópicos:
1. Planejamento e organização: introdução à pré-produção, como cronogramas, orçamento, contratação de fornecedores e montagem de equipes.
2. Equipamentos e infraestrutura: apresentação de equipamentos de som, iluminação, vídeo e cenografia, além de como escolher e operar esses materiais de forma eficiente.
3. Técnicas de montagem e operação: demonstração prática de montagem de palco, sistemas de som, iluminação e projeção audiovisual.
4. Trabalho em equipe e comunicação: a importância da colaboração entre as diferentes áreas técnicas e a comunicação com os organizadores. Essas oficinas são importantes para quem deseja ingressar no setor de produção de eventos, proporcionando uma visão prática e abrangente dos processos que envolvem a realização de um evento com sucesso.
-PÚBLICO ALVO: Produtores, estudantes de cenografia e de eventos e artistas em geral.
-QUANTITATIVO DE VAGAS: 30 pessoas.
-15H ÀS 17H – RODA DE CONVERSA “NARRATIVAS E VIVÊNCIAS”
-MEDIAÇÃO: YSMAILLE FERREIRA (Doutor e professor/ Técnico em Gestão Cultural da FCP )
-PARTICIPAÇÕES:
– GÊ SOUZA (Ator, diretor, produtor e professor de artes Cênicas, presidente fundador do Centro Cultural Atores em Cena)
– WLAD LIMA (Artista pesquisadora, diretora e cenógrafa de teatro)
– NANDO LIMA (Artista Multimidia, Performer, Diretor teatral, Cenógrafo)
– MARTON MAUÉS (professor de Teatro, Leitura, Literatura e Produção Textual)
– YURE LEE (artista circense de rua, professor de história e educação física; especialista em educação física escolar e artes; mestre em história social da Amazônia; doutor em Artes)
– LIGIA BLUE (Atriz, diretora, roteirista, bailarina e produtora artística)
– PAULO SANTANA (Professor Doutor em Artes)
– FERNANDO DAKO (Técnico e produtor musical, Sonoplasta e Servidor da FCP)
-19H30 -APRESENTAÇÃO DE DANÇA INCLUSIVA CIA NOSSO JEITO (Dança Inclusiva)
-20H –APRESENTAÇÃOMUSICAL COM PAULINHO MOURA (violão), CRIS LISBOA (flauta).
Foto: Agência Pará