A saúde mental é um assunto que vem sendo a cada dia mais discutido no trabalho, em ambientes familiares ou em encontros de amigos. Com o crescente acúmulo de atividades diárias, percebeu-se que é preciso dar atenção especial à saúde da mente. Nesse contexto contemporâneo, muitas pessoas sofrem com ansiedade, depressão, crises de pânico e, às vezes, precisam tomar medicamentos contínuos para amenizar esses sintomas e levar uma vida com um pouco mais de qualidade.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) define as doenças ocupacionais como problemas de saúde contraídos após exposição a fatores de risco decorrentes da atividade do trabalho. E como há diversos ambientes e áreas, as causas variam, afetando a saúde física e mental do trabalhador.
Relacionada ao ambiente de trabalho, uma doença que vem ganhando destaque nos últimos anos é a Síndrome de Burnout. Segundo especialistas da área, ela se manifesta por esgotamento mental ligado a períodos estressantes de trabalho, alta demanda de serviço, poucos colaboradores, pressão e assédios variados praticado por chefes ou superiores.
Com o objetivo de informar e debater o assunto, o Programa de Saúde e Qualidade de Vida dos funcionários e funcionárias da Codem convidou na tarde da quinta-feira, 17, a psicóloga Alena Sampaio, especialista em Terapia Cognitivo – Comportamental e Gestora em Recursos Humanos para ministrar a palestra: “Síndrome de Burnout ou Esgotamento Profissional: Como lidar com Desgaste Emocional?”.
O evento foi realizado no auditório da Codem, interativo, com dinâmicas de grupo e contou com a participação de servidores e servidoras da Companhia e ao final foi distribuído um questionário pela palestrante para “Identificação Preliminar da Burnout”.
Foto: divulgação