52% dos brasileiros têm 3 ou mais cartões de crédito, foi o que mostrou pesquisa da Serasa Experian. Para a maioria, é uma possibilidade útil somar os limites para realizar mais compras. A maioria dos entrevistados afirma que os cartões têm importante papel no orçamento familiar.
61% utilizam para compras parceladas e outros 37% para consumos essenciais, como supermercados e combustível. 36% se enquadram na categoria “consumidor consciente”, com hábito de utilizar o cartão como ferramenta de organização financeira com as contas diárias, sem perder de vista os gastos na fatura.
No entanto, parte dos consumidores utilizam os cartões para complemento de renda (19%); para planejar metas de médio e longo prazo (16%); assim como resolver tudo de forma digital (6%) e os que estão sempre à procura de cartões com ofertas e descontos para compras (5%). Em menor número, estão os viajantes, que consomem com objetivo de acumular milhas (3%).
Os investidores, que utilizam o crédito para fazer aplicações (3%); os apostadores de oportunidades, que tentam conseguir novos cartões com frequência (3%); os caçadores de recompensas (2%), que estão sempre em busca de um cartão mais vantajoso; e os principiantes desconfiados (1%). Em maio, pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) mostrou que o endividamento atinge 78,3% das famílias brasileiras.
Do total de endividados, 86,8% têm dívidas no cartão de crédito. Para o Banco Central, em maio de 2023, a média dos juros rotativos do cartão cobrados por bancos e financeiras ao mês é de 14,89%. Já a média do rotativo no ano chega a 481%.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil