Será apresentado nesta quinta, 5, o manto que vestirá a imagem de Nazaré

A apresentação do manto que vestirá a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré nos eventos da 231ª edição do Círio acontece nesta quinta, 05. A cerimônia de apresentação ocorrerá logo após a missa das 18h, na Basílica Santuário.

O manto que a Imagem Peregrina usa nas procissões do Círio é um dos símbolos mais aguardados pelos fiéis, e seguirá vestindo a Imagem Peregrina até as vésperas do Círio 2024. Desde o início do ano iniciam os preparativos para a confecção dele.

Começa com a escolha pelo casal coordenador do desenhista e estilista que serão responsáveis por materializar o ícone, sempre em conjunto com o tema do Círio. Para 2023, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) escolheu como responsáveis pela criação a estilista Lelé Grello e o artista Odair Mindelo.

O pintor, desenhista e ilustrador Odair Mindelo já trabalhou em outros momentos com o Círio de Nazaré, inclusive em 2016 foi o artista responsável pela arte do Cartaz do Círio daquele ano, entre outros trabalhos e exposições ligados ao Círio.

Seu trabalho começou aos 15 anos de idade, quando realizou sua primeira exposição, no Projeto “Boca-da-noite”, do Núcleo de Arte da UFPA, em 1996. Já participou de várias mostras individuais e coletivas no Pará e no exterior. O manto terá tons claros, ressaltando também detalhes da Basílica Santuário, que completa 100 anos do título basilical.

Lele Grello afirma que o manto deste ano é bem diferenciado, principalmente daquele que ela ajudou a elaborar há duas décadas. O manto não tem apenas a atribuição de cobrir a imagem da padroeira dos paraenses.

Várias exigências precisam ser cumpridas, como a sua ornamentação, que precisa estar de acordo com o tema do Círio de cada ano, assim como as cores, os adereços e os desenhos, que precisam passar uma mensagem ao público. 

Foto: Basílica Santuário