Home BACANA NEWS Seleção brasileira de basquete vence o Uruguai no Mangueirinho e segue firme para a Copa do Mundo

Seleção brasileira de basquete vence o Uruguai no Mangueirinho e segue firme para a Copa do Mundo

Seleção brasileira de basquete vence o Uruguai no Mangueirinho e segue firme para a Copa do Mundo

Foto: Igor Mota/OLiberal.com

Por Caio Oliveira, OLiberal.com

Quem estava na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, na noite deste sábado (10), viu a Seleção Brasileira de Basquete fazer um jogo dinâmico e muito bem coordenado contra o Uruguai, que terminou com o placar de 103 a 82 para o Brasil. Na véspera do domingo de dias dos pais, as arquibancadas foram tomadas por torcedores paraenses acompanhados de seus filhos, e a partida amistosa virou um grande espetáculo para toda família, coroado pela vitória dos nossos atletas, que agora seguem para Copa do Mundo na China com a energia renovada pelos fãs.

Entre os torcedores mais enérgicos, estava Carlos Henrique Pinheiro, que foi com a família e amigos com uma faixa para incentivar seu sobrinho Augusto Lima, jogador da seleção e do time espanhol San Pablo Burgos. Ele se comportava como a figura paterna do atleta no Mangueirinho, mas de celular na mão, Carlos narrava com muito orgulho o ótimo desempenho de Augusto para Marlon Brito, pai do jogador que acompanhava o amistoso do Rio de Janeiro.

“O Pará é um uma terra abençoada. Eu e minha esposa já fomos por dois anos ao Círio de Nazaré, e vamos esse ano também. Queria muito que meu filho estivesse aqui comigo amanhã, no dia dos pais, mas só de saber que ele está bem aí eu já fico feliz. Eu só queria agradecer o carinho do povo paraense pelo meu filho, pois fiquei surpreso com o tamanho do carinho que ele recebeu aí. Muito obrigado”, disse o pai orgulhoso.

Em quadra, Augusto contribuiu em vários momentos para a vitória da Seleção, com a ampla vantagem de pontos em relação ao Uruguai se mantendo durante toda a partida. O primeiro quarto terminou com 35 a 27 para o Brasil, seguido por 57 a 40 no segundo, 83 a 57 no terceiro e o placar final de 103 a 82. Os uruguaios ameaçavam com ótimas jogadas à distância, somando três pontos várias vezes, mas o Brasil teve uma melhor movimentação em quadra, penetrando mais na defesa do adversário, chegando a abrir 27 pontos de vantagem no terceiro período.

Ao final da partida, com a vitória consolidada, a quadra foi invadida pelos torcedores, na maioria crianças e adolescentes, que entre todos os jogadores, foram atrás do que mais se destacava, seja por causa da estatura ou em razão da cabeleira inconfundível: Anderson Varejão. De olho no mundial, e astro que ficou famoso na NBA e que recentemente deixou o Flamengo, foi o mais procurado, tanto pelos adversários em quadra quanto pelos fãs.

“O importante é chegar bem no mundial e manter o foco, tentando fazer o nosso melhor na Copa do Mundo. Esse calor humano aqui ‘recarrega nossas energias’, como costumamos falar, pra ir pra China com pensamento positivo, sabendo que tudo pode acontecer”, disse o pivô.

Antes de seguir para Ásia, a Seleção faz uma parada na França onde fará um torneio em Lyon, de 14 a 17 de agosto. Em seguida, o único compromisso é a Copa do Mundo na China, com a estreia marcada para o dia 1º de setembro, contra a Nova Zelândia.