Home BACANA NEWS Sefa apreende estacas de acapu em Marabá

Sefa apreende estacas de acapu em Marabá

Sefa apreende estacas de acapu em Marabá

Equipes de fiscalização da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) apreenderam, na quinta-feira, 22, 30 metros cúbicos (1.014 unidades) de estacas da espécie vegetal acapu, na Rodovia BR-222, em Marabá, na região sudeste do Pará. O transportador portava nota fiscal e guia de transporte falsificados.

A apreensão foi feita por servidores das unidades fazendárias da Ponte do Rio Tocantins e Ferrovia do Carajás, que fazem parte da coordenação de mercadoria em trânsito de Carajás.

O condutor da carreta não respeitou o aviso de parada obrigatória nos postos de fiscalização localizados na Rodovia BR-222, na entrada de Marabá, sentido sul do Pará. A fiscalização perseguiu o veículo, que depois de parar foi reconduzido à sede da unidade fazendária.

“Após a conferência dos documentos, verificamos que a nota fiscal apresentada informava remessa de estacas de uruará, com destino a Parauapebas. Além da ilegalidade dos documentos, o condutor estava no sentido inverso do trajeto, ou seja, a mercadoria não iria para o destino informado”, explicou o coordenador da unidade de Carajás, George Tavares dos Santos, auditor fiscal de receitas estaduais.

Foi lavrado Termo de Apreensão e Depósito no valor de R$ 6.553,56, já recolhido. O condutor foi encaminhado à fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a quem caberá investigar os ilícitos ambientais. A mercadoria também será entregue ao Ibama, porque a guia florestal era falsa.