Secult alinha entrega do Museu do Marajó em Cachoeira do Arari

Foto: Iego Rocha / Ascom Secult

As obras de reforma e requalificação do Museu do Marajó, no município de Cachoeira do Arari, estão se encaminhando para a fase de conclusão. Nesta quarta-feira (24), a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, acompanhada de uma equipe técnica do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), esteve reunida com representantes da Prefeitura e da Câmara de Vereadores do município, além de membros da diretoria do Museu para apresentar um cronograma final de atividades e alinhar a entrega da obra, prevista para o dia 20 de janeiro de 2022, dia do glorioso São Sebastião, padroeiro local.

Para a secretária do Museu do Marajó, Zezé Gama, o momento é de alegria e satisfação. “Estamos quase chegando à reta final desse projeto. É muito gratificante estarmos aqui, hoje, vendo que o que foi prometido está sendo concluído, então é só gratidão. O nosso muito obrigada ao Governo do Estado e a Secretaria de Cultura, que abraçaram essa causa junto com a gente e estão praticamente nos entregando o patrimônio, o legado deixado por Giovanni Gallo reformado. Nosso coração está cheio de alegria”, disse.

A reunião também foi acompanhada pelo secretário Regional do Marajó, Jaime Barbosa. “Estou feliz em estar definindo detalhes, interagindo com a população para que a gente possa reinaugurar o nosso querido Museu do Marajó, no dia 20 de janeiro, quando também é homenageado o nosso São Sebastião, padroeiro da cidade. Nossa população está muito motivada, agradecendo pela parceria, exaltando os trabalhos do Governo do Estado, por meio da Secult, para que a gente possa levar essa obra de encontro aos anseios da população. É um fato muito positivo e marcante, que está gerando uma expectativa muito legal aqui no nosso município e esperamos, em breve, estar na presença do Governador para inaugurar o prédio e fazer uma grande festa para a população cachoeirense”, destacou o secretário.

Após reunião na Câmara dos Vereadores, a titular da pasta de Cultura, Ursula Vidal, fez uma visita à nova instalação que está recebendo serviços de acabamento. “O coração da gente está batendo acelerado, do mesmo jeito que as obras estão aceleradas aqui. O nosso compromisso é entregar o Museu do Marajó à população de Cachoeira do Arari, do Marajó, e do Pará inteiro, no dia 20 de janeiro – festa do glorioso São Sebastião. Estamos finalizando aqui esse grande espaço expositivo, temos um imenso acervo com material etnográfico, com os computadores caipiras – essas invenções extraordinárias do padre Giovanni Gallo -, além desse riquíssimo acervo arqueológico que marca a presença dos povos originários nos campos marajoaras. O trabalho não para, estamos bem felizes, tivemos uma conversa muito bonita hoje com a população já para estruturar essa equipe que vai trabalhar aqui no Museu do Marajó. Gratidão ao povo de Cachoeira, parabéns ao nosso Governador Helder Barbalho, que abraçou de coração esse museu para entregarmos à população de Cachoeira do Arari, em 2022”.  

Processo Seletivo

Durante a reunião, a Secult confirmou um novo processo seletivo para moradores da cidade, dessa vez, voltado para a contratação de profissionais que vão integrar o corpo administrativo do Museu. O edital será publicado nos próximos dias e a seleção está prevista para a 1ª semana de dezembro. As inscrições e acompanhamento das fases do processo serão feitas pelo site do Siprus.  As fases serão compostas de inscrição, análise curricular, recurso, resultado da análise curricular definitiva, entrevistas e resultado final.

Texto: Josie Soeiro (Ascom/Secult)

Por Agência Pará