Seap reúne diretores da sede e das unidades penais para capacitação em gestão

Diretores, coordenadores e gerentes do sistema penitenciário paraense, da sede administrativa e das unidades penais da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), estiveram reunidos na última segunda-feira (17), no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, de forma presencial e online, em atividade de formação continuada, com apresentação dos avanços realizados pela gestão de cada diretoria, para que todos os colaboradores tenham informações atualizadas sobre os últimos dois anos de gestão da secretaria.

A reunião foi conduzida por Sheila Faro, secretária em exercício e chefe de gabinete da Seap. Os diretores das 8 diretorias que compõem a estrutura da secretaria – diretorias de Reinserção Social; de Assistência Biopsicossocial; de Execução Criminal; de Administração Penitenciária; de Logística, Patrimônio e Infraestrutura; de Administração de Recursos; de Gestão de Pessoas; e de Licitação, Contratos e Convênios -, a Assessoria de Segurança Institucional e o Núcleo de Tecnologia da Informação apresentaram o panorama atual de suas gestões e o planejamento para o ano de 2022. Além das diretorias, a Escola de Administração Penitenciária (EAP) também apresentou seu planejamento, com cursos de formação e capacitação que foram preparados para implementação neste ano.

O corpo técnico da secretaria também recebeu informações sobre a instalação, as funções e a importância do Conselho Penitenciário do Pará (COPEN) e do Conselho Estadual de Política Criminal e Penitenciária (CEPCP). A instalação dos Conselhos ocorreu no início deste mês, em reunião extraordinária, quando os membros tomaram posse. O COPEN e o CEPCP são parte da Política de Estado de Administração Penitenciária, e estão no topo da estrutura da Administração Penitenciária do Pará. O COPEN é um órgão da execução penal, fiscalizador da regularidade do sistema, e atua com independência na fiscalização do sistema penitenciário. O CEPCP é um órgão consultivo, e exerce o papel de construção de políticas penitenciárias para o estado do Pará.

Os diretores da Seap ressaltaram que as equipes de gestores das unidades precisam manter a eficiência do sistema, com atenção especial para continuidade do cumprimento do Manual de Procedimentos e assim garantir os avanços e bons resultados conquistados. Um grande trabalho em equipe, que tem como princípio a custódia humanizada com trabalho, educação, assistência, segurança e controle, sempre com a garantia da integridade física e mental das pessoas privadas de liberdade.

Por Seap

Foto: Seap