Seap e Seduc realizam I Encontro Formativo Pedagógico Integrado

O papel dos técnicos pedagógicos no sistema penitenciário é de suma importância para que o incentivo aos estudos seja eficiente e a reintegração social das pessoas privadas de liberdade se torne realidade. Pensando nisso, nesta sexta-feira (24), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), junto com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizaram o I Encontro Formativo Pedagógico Integrado para Técnicos em Educação, ocorrido na Escola de Administração Penitenciária (EAP). A ação visa fornecer diálogo entre os servidores, destacando as especifidades da educação nas unidades penais.

O encontro começou pela manhã e se estendeu até à tarde, favorecendo assuntos das atividades e o papel do técnico pedagógico no sistema penal, com a análise das especifidades e a integração pedagógica na RMB. Além disso, houve a abordagem de construção de um plano pedagógico nas unidades penais. A iniciativa foi ofertada para técnicos pedagógicos das casas penais da Região Metropolitana de Belém e da E.E.E.F.M. Roberto Carlos Nunes Barroso, totalizando 35 servidores. 

O trabalho conjunto entre técnicos pedagógicos da Seap e da Seduc fortalece a parceria entre as pastas, para que as ações dos servidores estejam entrelaçadas na mesma linha pedagógica e filosófica. De acordo com Patrícia Sales, coordenadora de educação da Seap, é muito importante que as secretarias trabalhem em cooperação para que a educação seja desenvolvida da melhor forma possível dentro e fora do ambiente prisional. “Buscamos estratégias para que essa educação seja feita da melhor forma possível aos custodiados”, afirma.

Para Karen Monteiro, técnica pedagógica do Presídio Estadual Metropolitano II (PEM II), o encontro auxilia no trabalho com a equipe técnica da Seap, levando educação de qualidade para todos os internos do sistema. Formações como esta são muito importante para promover o diálogo entre as áreas das duas secretarias, reforça Letícia Carneiro, técnica da Coordenação de Educação para Jovens e Adultos (CEJA) da Seduc. “Esse diálogo é um momento de reflexões sobre as ações que vão gerar novas qualificações. A ideia desse momento é promover reflexão e diálogo entre as partes”, conclui.

Por Seap

Foto: Seap