Seap: custodiados fazem curso profissionalizante e vão atender o sistema penitenciário

Para estimular a capacitação por meio de técnicas profissionalizantes, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), através da Diretoria de Reinserção Social (DRS), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), iniciou, na última segunda-feira (27), cursos na área de produção de alimentos nas unidades penais. 

Entre as atividades, foi iniciado o curso de panificação voltado à produção de pães na Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI). A turma, composta por 20 internos do regime semiaberto, obteve aulas teóricas e práticas com carga horaria de 40 horas. O curso será encerrado no dia 1º. de outubro. 

Para Valdilei Tavares, custodiado da CPASI, o curso abre uma grande oportunidade profissional para quem quer uma nova chance de recomeçar sua vida já no mercado de trabalho. “Me sinto muito feliz por essa grande oportunidade de participar desse curso. Eu me sinto feliz por este novo horizonte que se abriu. A gente sabe que o mercado de panificação é um mercado muito amplo não somente como padeiro, mas para trabalhar em áreas como hotéis, restaurantes, doceiras e assim por diante. É uma oportunidade grande que a gente tem que aproveitar”, disse Valdilei.

A modalidade foi solicitada pela Coordenadoria de Trabalho e Produção (CTP), com o objetivo de capacitar os futuros padeiros, além de ofertar os pães para a quarta alimentação dos custodiados do sistema penal.  Após a conclusão da capacitação, os participantes irão receber diploma.

Por Seap

Foto: Seap