SEAP apresenta projeto de unidade de segurança máximas para órgãos da Execução Penal

A Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) apresentou, em reunião, na tarde desta quarta-feira (9), aos órgãos da Execução Penal, o projeto de implantação da unidade de segurança máxima do Pará, elaborado em conjunto com esses órgãos depois de uma série de viagens realizadas no ano passado, quando representantes dessas instituições estiveram no DF, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão, conhecendo as unidades de segurança máxima do Sistema Penitenciário Federal e as unidades de segurança máxima de cada Estado.

A partir das contribuições e opiniões de todos os representantes dos órgãos referidos, a equipe de Engenharia da SEAP concebeu o projeto da unidade, que foi apresentado e recebeu a concordância e aprovação de todos. “Esse é um projeto de Estado que precisa ter continuidade e nós vamos fazer o possível para implementá-lo”, destacou o titular da SEAP, Jarbas Vasconcelos.

A partir de agora, o projeto vai tramitar em termos orçamentários, para que seja aprovado e os órgãos da Execução Penal deverão marcar uma audiência com o governador Helder Barbalho para apresentá-lo. “Quero parabenizar a SEAP e a todos, pois estamos falando de uma uma união de esforços para colocar, cada vez mais, o sistema penitenciário paraense entre os melhores do Brasil. Teremos uma casa de segurança máxima, e isso é algo almejado por todos nós”, ressaltou o defensor público Caio Favero. 

“Parabéns pela união de esforços. Garantir uma execução de pena minimamente mais confortável para a PPL (Pessoa Privada de Liberdade), mas sempre ver de fora na segurança dos que estão aqui fora”, completou a promotora Carmem Burle.  Além do titular e diretores da SEAP, participaram da reunião representantes da Justiça Estadual, Ministério Público e Defensoria Pública.  

Por Seap

Foto: Seap