Santa Casa de Misericórdia do Pará completa 374 anos

Neste sábado, 24 de fevereiro, a Santa Casa celebra 374 anos de história. Fundada em 24 de fevereiro de 1650, a Santa Casa de Misericórdia do Pará foi uma das primeiras instituições a estruturar serviços de assistência à saúde no Brasil.

Seguindo o modelo da Misericórdia de Lisboa (Portugal), tinha como lema “ensinar os ignorantes, consolar os infelizes, orar a Deus pelos vivos e mortos, tratar os doentes carentes, assistir os presos, alimentar os famintos e sepultar os mortos”.

Em mais de dois séculos a então Irmandade da Santa Casa de Misericórdia do Pará, que construiu asilos, hospícios e até cemitérios, desenvolveu obras de caridade e de saúde nesses espaços, até que em 1808 agregou ao seu patrimônio o Hospital Senhor Bom Jesus do Pobres, construído por D. Frei Caetano Brandão em 1787 no Largo da Sé (no bairro da Cidade Velha).

Ao final do século XIX, o estabelecimento deixou de atender às necessidades da população, quando começou a ser construído no bairro do Umarizal um novo prédio, inaugurado em 1900 com o nome de Hospital de Caridade da Santa Casa de Misericórdia do Pará.

Na década de 1990, deixou de ser um hospital de caridade administrado por provedores e passou a ser uma fundação estadual como é até hoje.

Foto: David Alves / Ag.Pará