Home Esporte Sancionada a lei Vini Jr. como protocolo de combate ao racismo no Rio Grande do Sul

Sancionada a lei Vini Jr. como protocolo de combate ao racismo no Rio Grande do Sul

Sancionada a lei Vini Jr. como protocolo de combate ao racismo no Rio Grande do Sul

A Lei Vini Jr., que estabelece um protocolo para a interrupção de partidas esportivas no estado em casos de racismo e homofobia, foi sancionada pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

A legislação foi aprovada um dia após condenações na Espanha por casos de preconceito racial contra o atleta brasileiro. O projeto foi de autoria da deputada estadual Luciana Genro (PSOL).

Ele foi aprovado em junho deste ano, com 44 votos favoráveis, e tramitava desde maio de 2023. A lei será válida em qualquer praça esportiva no Rio Grande do Sul.

Conforme o texto da legislação, em casos de racismo, o árbitro deverá paralisar a partida até que a situação seja controlada. Se o problema persistir, o jogo deverá ser interrompido por 10 minutos e os atletas devem se retirar de campo.

Segundo a lei, caso o árbitro perceba que a situação não foi resolvida, a partida deve ser encerrada definitivamente. Ainda segundo a orientação do texto, se o ato discriminatório ocorrer antes do início da disputa, o árbitro pode cancelar a partida.

Foto: instagram Vini Jr