A sensualidade, a malandragem e o ritmo forte e envolvente do Samba de Gafieira tomarão conta do Centro Cultural Sesc Boulevard, neste sábado (03), com a 2º edição 2018 do projeto Gira Salão. No mês do carnaval o mais popular dos ritmos será tema de oficina, às 15h, e baile às 18h, com apresentação do maestro Tynnoko Costa e Belém Pop Orquestra. A programação é gratuita e as inscrições para comerciários e dependentes abrem dia 01/02 e para o público em geral dia 02/02 e vão até 15 minutos antes da oficina.
O Samba de Gafieira é um estilo de dança de salão, oriundo do Maxixe. A dança surgiu no Rio de Janeiro no século XX como um ritmo urbano, e se desenvolveu em sua origem como forma de dança acompanhada de versos e refrões criada anonimamente. A dança sofreu várias transformações, e nos dias de hoje a dança é considerada elegante e técnica, porém se mantém a “malandragem” e desenvoltura do bailarino e a bailarina esbanja sensualidade e molejo dos quadris. Um dos principais aspectos observados nesse estilo é a atitude do dançarino frente a sua parceira: malandragem, proteção, exposição a situações surpresa, elegância e ritmo. Na hora da dança, o homem conduz a sua dama, e nunca o contrário.
E para quem quiser aprender mais sobre essa música dança brasileira, às 15h será ministrado a Oficina de Samba de Gafieira, onde iniciantes e experientes, possam se apropriar tanto de maneira prática como teórica esse ritmo envolvente e tão dançante. Em seguida, às 18h, será o Baile de gafieira com apresentação do maestro Tynnoko Costa e Belém Pop Orquestra. Noite de encontro entre dançarinos e apreciadores da dança a dois para um espaço de descontração e cultura.
Serviço:
Dança
Gira Salão #Gafieira
Dia: 03/02/2018
Horário:
15h às 18h – Oficina de Samba de Gafieira
18h – Baile de Gafieira com maestro Tynnoko Costa e Belém Pop Orquestra
Local: Centro Cultural Sesc Boulevard (Boulevard Castilho França, 522/523 – em frente à Estação das Docas)
Informações: (91) 3224-5305 / 3224-5654 (Centro Cultural Sesc Boulevard)
(91) 4005-9584 / 4005-9587 (Coordenação de Comunicação do Sesc no Pará)
Entrada e Inscrições Gratuitas