A Apple revelou o lançamento do iOS 17, a mais recente versão do seu sistema operacional para iPhones. Essa nova geração traz uma série de recursos inovadores, como a transcrição automática de conversas em vídeo e chamadas telefônicas.
Também a capacidade de interagir com o mundo real por meio de mensagens digitais, um novo formato de exibição de notificações e um aplicativo exclusivo chamado Journal, destinado ao registro de memórias pessoais. A empresa afirmou que o iOS 17 será compatível com todos os modelos a partir do iPhone X.
A previsão de lançamento é durante o outono do hemisfério norte, entre setembro e dezembro, época tradicional em que a Apple disponibiliza o sistema juntamente com o lançamento de novos iPhones.
Nas mensagens, agora, ele será capaz de transcrever automaticamente mensagens de áudio e permitir o compartilhamento de sua localização com seus amigos, para que eles saibam onde você está. Essa funcionalidade é bastante semelhante ao que já é oferecido pelo WhatsApp.
Sobre figurinhas, agora poderão ser criadas a partir de fotos, vídeos e até mesmo emojis. Além disso, elas poderão ser usadas em qualquer conversa, bastando arrastá-las do teclado para o chat. O Airdrop recebeu uma nova função chamada Namedrop.
Agora, basta aproximar um dispositivo de outro (como dois iPhones ou um iPhone e um Apple Watch) para que as informações de contato permaneçam automaticamente para o outro dispositivo. O Autocorretor: até agora, o sistema do teclado aprendia a corrigir palavras e expressões, mas não dava muita abertura para ser ajustado. Com o iOS 17, será possível mudar um determinado padrão de correção.
Modo Stand By: o novo modo de exibição de widgets lembra uma central de casa inteligente. Sempre que o celular for colocado na horizontal, por exemplo quando estiver parado em uma mesa, vão aparecer notificações, previsão do tempo, compromissos do calendário e mais. Lembra o funcionamento de um Echo Show, da Amazon, ou um Nest Hub, do Google.
Foto: Apple