Neste 15 de maio, é a data limite que o WhatsApp determinou para as pessoas aceitarem os novos termos de uso. O novo conjunto de regras define que a plataforma de mensagens compartilhe algumas informações com o grupo de aplicativos do Facebook. O fato é que a partir de 16 de maio, o WhatsApp fará algumas tentativas adicionais para que as pessoas aceitem os novos termos, caso isso não ocorra, o app passará a perder algumas funcionalidades gradualmente.
O que vai acontecer se eu não aceitar
Primeiramente, o WhatsApp diz que não vai apagar contas de quem não aceitar os novos termos de uso. O app, no entanto, passará a mostrar avisos para que a pessoa se posicione sobre o conjunto de regras. Após um tempo, que o WhatsApp não detalhou, aparecerão avisos persistentes. Quando chegar nesta fase, vai começar a rolar o primeiro conjunto de limitações do app:
Você não conseguirá acessar sua lista de chat
Poderá receber chamadas de voz e vídeo
Se tiver notificações ativadas, poderá tocar sobre elas e responder mensagens
O mesmo se aplica a chamadas de voz ou vídeo perdida
Repare que o uso do WhatsApp neste caso é praticamente passivo. A pessoa só poderá “reagir” quando for contatada por alguém
Após algumas semanas, se a pessoa não aceitar os termos, crescem as limitações:
Você não conseguirá receber chamadas ou notificações
WhatsApp vai parar de enviar chamadas e mensagens para seu telefone
Neste último cenário, simplesmente não há mais comunicação. O WhatsApp ressalta que não vai apagar a conta da pessoa, porém, convenhamos, o uso da ferramenta fica muito limitado.
Por UOL
Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Agência Brasil