Rio Araguaia recebe 6 mil quelônios devolvidos à natureza

O Rio Araguaia foi o local escolhido para a soltura de 6 mil quelônios. Os animais são das espécies tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa) e tracajá (Podocnemis unifilis) que, até bem pouco tempo, eram bastante escassos na região.

A reintegração desses animais de volta à natureza é fruto do trabalho do Instituto Ambiental Xambioá (IAX). A desova de tracajás começa em julho e prossegue até agosto. Já o período de postura das tartarugas-da-amazônia é de setembro a outubro.

Após a postura, os ovos são transferidos pelo IAX para uma praia dentro da Unidade de Conservação do Ideflor-Bio, no município de São Geraldo do Araguaia, no sudeste do Estado, onde ficam de 50 a 60 dias em desenvolvimento. As eclosões ocorrem entre novembro e dezembro, quando os quelônios são transferidos para um tanque na propriedade de Alípio, onde crescem sem o risco de predadores até estarem prontos para a liberação no rio.

O trabalho do Instituto Ambiental Xambioá é realizado há dez anos e, desde 2018, tem o apoio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio).

Foto: Vinícius Leal / Ascom Ideflor-Bio