Reunião discute estratégia de desenvolvimento do cacau nativo em Barcarena

Durante um encontro na sede da Cooperativa de Produtores de Açaí de Barcarena (Cooprab), às margens do Rio Aicaraú, na manhã da sexta-feira (11), foi apresentada a estratégia para desenvolvimento do cacau nativo no município. A capacitação de produtores ribeirinhos para fermentação e secagem do fruto cultivado em área de várzea é parte desse trabalho.

A ação é do Projeto Rota do Cacau de Barcarena, lançado no fim do ano de 2021, e envolve ribeirinhos da Ilha São Mateus, Vila São Gregório e Vila Cafezal. Por meio do Funcacau, em parceria com a Faepa, Sedap e Secretaria de Agricultura de Barcarena, será instalada uma Estufa Coletiva de Secagem das Amêndoas e cochos de fermentação do Cacau, que serão coordenados pela Cooperativa.

A Semagri já entregou para os cooperados fogão industrial e utensílios de cozinha que serão utilizados para a produção de alimentos nos dias de campo para execução cooperada das etapas do trabalho. “O mercado de chocolate, nacional e internacional, aguarda ansioso a ampliação da oferta de chocolates finos e de aromas”, disse o secretário da Semagri, Edson Cardoso.

Para ele, Barcarena tem grande potencial em suas ilhas para o manejo do cacau nativo. “Estamos prontos para trabalhar junto ao produtor essa oportunidade de negócios e geração de renda”, acrescentou o secretário.

Por prefeitura de Barcarena

Foto: prefeitura de Barcarena