Durante um encontro na sede da Cooperativa de Produtores de Açaí de Barcarena (Cooprab), às margens do Rio Aicaraú, na manhã da sexta-feira (11), foi apresentada a estratégia para desenvolvimento do cacau nativo no município. A capacitação de produtores ribeirinhos para fermentação e secagem do fruto cultivado em área de várzea é parte desse trabalho.
A ação é do Projeto Rota do Cacau de Barcarena, lançado no fim do ano de 2021, e envolve ribeirinhos da Ilha São Mateus, Vila São Gregório e Vila Cafezal. Por meio do Funcacau, em parceria com a Faepa, Sedap e Secretaria de Agricultura de Barcarena, será instalada uma Estufa Coletiva de Secagem das Amêndoas e cochos de fermentação do Cacau, que serão coordenados pela Cooperativa.
A Semagri já entregou para os cooperados fogão industrial e utensílios de cozinha que serão utilizados para a produção de alimentos nos dias de campo para execução cooperada das etapas do trabalho. “O mercado de chocolate, nacional e internacional, aguarda ansioso a ampliação da oferta de chocolates finos e de aromas”, disse o secretário da Semagri, Edson Cardoso.
Para ele, Barcarena tem grande potencial em suas ilhas para o manejo do cacau nativo. “Estamos prontos para trabalhar junto ao produtor essa oportunidade de negócios e geração de renda”, acrescentou o secretário.
Por prefeitura de Barcarena
Foto: prefeitura de Barcarena