Reúne 9 partidos e 173 deputados o novo e maior bloco da Câmara

Tornando-se a maior força política em termos de número de deputados na Câmara dos Deputados, nove partidos políticos no Brasil formaram um novo bloco parlamentar com 173 deputados. O bloco foi anunciado na quarta-feira (12).

Ele, que é o 2º da Casa, inclui União Brasil, PP, federação PSDB-Cidadania, PDT, PSB, Avante, Solidariedade e Patriota, e dará prioridade a projetos constitucionais urgentes e medidas provisórias. O líder do União, Elmar Nascimento, afirmou que um rodízio de líderes experientes e afinados com o governo defenderão os problemas prioritários do país.

Embora as preocupações com a falta de convergência ideológica entre os partidos no bloco, o líder do PDT, André Figueiredo, enfatizou que todos os partidos compartilham o compromisso com a democracia. O bloco visa promover o diálogo e o consenso sobre projetos que melhorem a prosperidade e a reputação internacional do país.

O bloco é resultado de um processo democrático, com cada partido trabalhando em prol do objetivo comum, e não influenciado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil