Renilce Nicodemos inaugura Casa Rosa em Portel

O espaço será voltado à área da saúde, com consultas e exames médicos, oferecidos às mulheres cadastradas. “Estou precisando há quase dois anos ir num médico que cuida de nós, mulheres, mas não consigo. Agora, com esse espaço, graças a Deus, não vou esperar mais. Eu também não tinha dinheiro para ir até Belém, para me consultar. A Casa Rosa está chegando em boa hora”, disse Raimunda Oliveira, 60 anos, moradora do município de Portel. 

Pensado para atender a quem mais precisa, exclusivamente, às mulheres, com consultas e exames médicos, será inaugurada nesta quinta-feira (23), a partir das 09h, em Portel, no arquipélago do Marajó, a primeira Casa Rosa. O objetivo do projeto, é prestar atendimento específico à saúde da mulher, mais especializado e humanizado, atuando na prevenção do câncer de mama e colo de útero. A casa conta com o incentivo e apoio do Governo do Estado. “Garantir acesso à saúde, a quem mais precisa, é minha maior missão, com a Casa Rosa. Esse é um projeto que pretendo expandir para outros municípios do Estado e, com muita força e fé, conseguiremos levar esse trabalho lindo aos quatro cantos do Pará”, conta a deputada, Renilce Nicodemos.

O ato contará com a presença da deputada estadual, Renilce Nicodemos, idealizadora do protejo, além de autoridades e comunidade local. Após a inauguração, as mulheres portelenses, que já fizeram o cadastro, serão atendidas, de imediato, por um médico ginecologista e outras receberão um exonval. As demais, já podem ir ao espaço para se cadastrar e receber o atendimento.

A Casa Rosa ajudará a aumentar a atenção básica às mulheres, principalmente, nos municípios mais distantes. “O devido cuidado com a saúde da mulher, é também uma política pública que faz com que a gente consiga diminuir os indicadores sociais em nosso Estado”, acrescentou a deputada Renilce Nicodemos. As ações, que serão desenvolvidas na Casa Rosa, têm também, como orientação, o resgate da auto-estima feminina e a promoção de ações de combate à exclusão social.

EXPANSÃO – Após a inauguração, no município de Portel, o próximo passo, é levar o projeto a novas localidades. De acordo com Renilce, os municípios de Porto de Moz, Marapanim e Curuçá, também serão contemplados com unidades da Casa Rosa.

PORTEL – Portel fica localizada na Mesorregião do Marajó, Microrregião de Portel. Sua extensão territorial compreende área de 25.384Km².

Por Ascom

Foto: Ascom