Home BACANA NEWS Religiões de matriz africana celebram Iemanjá neste fim de semana no Outeiro

Religiões de matriz africana celebram Iemanjá neste fim de semana no Outeiro

Religiões de matriz africana celebram Iemanjá neste fim de semana no Outeiro

Foto: Thiago Araújo/Arquivo

Por Michelle Daniel, DOL

Hoje e amanhã (7 e 8), será realizado o 43º Festival de Iemanjá. A programação inicia com miniritual no bairro da Pedreira, depois segue em rodorromaria com a imagem da entidade espiritual para a Praia Grande, em Outeiro. A expectativa para o evento cultural e religioso é que cerca de 50 mil pessoas participem.

Itacy Domingues, presidente da União Religiosa dos Cultos Umbandistas e Afro-Brasileiros do Estado do Pará (URCABEP), explica que o ápice da manifestação religiosa ocorre às 22h, na praia, quando cinco barcos cheios de oferendas serão lançados para as águas profundas como forma de agradecimento pelas vitórias alcançadas ao longo deste ano. “O festival é um ato de fé religiosa e é uma festa porque ali, está se cumprindo uma obrigação de promessas com as entidades espirituais”, afirma.

Segundo o presidente, Iemanjá é uma entidade feminina, por isso, os devotos oferecem alguns produtos ligados ao gênero, como flores, champanhe, perfumes e até joias, que são colocados dentro de uma cesta de presente. “Sacerdotes e sacerdotisas vão dentro dos bancos orando e sendo acompanhados de lanchas salva-vidas”, diz. “São oferendas em agradecimento pelas conquistas neste ano e pedidos de renovação do sucesso para 2020”, acrescenta Itacy. Antes das ofertas, ainda na Aldeia Amazônica, a partir das 18h de sábado, deve ocorrer um miniritual afro religioso com cantorias e batucadas.

Por volta das 21h, cerca de 5 mil veículos entre ônibus, carros e motos, são esperados para seguirem, juntamente com a imagem de Iemanjá, em cortejo até a praia. Após as centenas de oferendas que serão lançadas nos barcos, haverá a prece da meia-noite, realizada pelo sacerdote Pai Salvino, presidente da Federação dos Umbandistas do Amapá.

ÚLTIMOS ANOS

O evento não foi realizado nos últimos 3 anos, pois a organização encontrava dificuldade no trajeto devido às obras na avenida Augusto Montenegro. Este ano, a programação deve encerrar por volta das 1h30 de domingo (8).