Relatório divulga quais as praias de Belém que estão aptas para o banho neste verão

Foi publicado no Diário Oficial do Município de Belém, o relatório preliminar da análise de balneabilidade nas praias da cidade. O estudo é feito pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), que começou as coletas no último dia 17 de junho.

No total, serão verificadas 3 amostras de água retirada das praias nas ilhas da capital paraense. O estudo mostra que a praia do Cruzeiro, no distrito de Icoaraci, não está própria para o banho.

O nível de coliformes fecais encontrados na água está fora do critério de balneabilidade estipulado pela Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Já no distrito de Mosqueiro, que recebe milhares de turistas nesta época, o relatório faz um alerta para a balneabilidade na praia do Paraíso.

O IEC vai esperar pela terceira análise da coleta de amostras de águas que será feita no próximo dia 17 de julho. As coletas feitas em 17 de junho e 28 de junho não ajudaram para a conclusão da análise.

As praias próprias para banhos são a do Areião, Chapéu Virado, Farol, Murubira, Marahu e São Francisco. No distrito de Outeiro, somente as praias da Brasília e Grande estão aptas para o banho.

As praias do Belo Paraíso e do Amor estão impróprias para o banho. Na ilha de Cotijuba, todas as praias do Vai quem quer, Farol, Saudade, Funda e do Amor estão próprias para o banho.

O nível de coliformes fecais encontrados na água está dentro do critério de balneabilidade estipulado pela Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Foto: Agência Belém