Home BACANA NEWS Rancho faz arrastão solidário para aumentar estoque de sangue do Hemopa

Rancho faz arrastão solidário para aumentar estoque de sangue do Hemopa

Rancho faz arrastão solidário para aumentar estoque de sangue do Hemopa

É possível juntar folia e solidariedade? É sim. E a prova disso é que neste sábado, 20, o Grêmio Recreativo Beneficente Jurunense “Rancho não Posso me Amofiná” promove um verdadeiro carnaval na Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). Tudo para chamar a atenção para a importância da doação de sangue. Qualquer pessoa pode participar da programação.

Segundo o diretor de comunicação do Rancho, Rodrigo Monteiro, a agremiação vai fazer um arrastão carnavalesco dentro da Fundação. “Vai ter bateria show, mestre-sala e porta-bandeira, passistas e muito mais. Ou seja, vamos levar ao Hemopa um pouco do que as pessoas acompanharão no desfile do dia 3 de fevereiro, do samba-enredo às fantasias. Mas não vamos apenas fazer uma festa, também estamos convocando a comunidade do Jurunas para doar sangue”, evidencia o diretor.

O presidente do Rancho, Fernando Guga, ressalta que o gesto de solidariedade dos foliões é primordial para a causa. “Dá para viajar, se divertir e ainda reservar um momento para doar sangue. Não podemos esquecer de fazer nossa contribuição e ajudar as pessoas”, frisou.

A gerente de Captação de Doadores, Juciara Farias, explica que desde o final do ano passado, o número de comparecimento de doadores tem diminuído de forma constante, o que deixa a instituição em alerta. “É responsabilidade de todos estimular a doação de sangue. Essas parcerias são fundamentais para a manutenção do nosso estoque e garantir o abastecimento dos hospitais”, ressaltou.

Juciara afirma ainda que o Rancho é um parceiro constante em ações de responsabilidade social. “O Rancho está sempre aberto às nossas mobilizações, sempre atendendo aos nossos chamados. Nossa parceria já existe há alguns anos e eles constantemente promovem a doação de sangue, inclusive por meio de samba”, complementou.

Nesse momento de folia a diretoria do Hemopa faz um alerta: um dos critérios básicos para que um candidato consiga efetivar sua doação de sangue é não consumir bebida alcoólica nas 24 horas antes da doação. “Esse é um dos requisitos que garante a qualidade do sangue transfundido e possibilita o real benefício para a pessoa que vai recebê-lo”, ratifica Juciara Farias.

Campanha – A festa promovida pelo Rancho nesse sábado marca o início da programação da Campanha de Carnaval da Fundação Hemopa em Belém. Intitulada “Quem doa sangue tem amor no coração”, a ação ocorre de 3 a 9 de fevereiro e vai contar com lanche especial aos doadores.

Na abertura, dia 3, já está confirmado o show de Gigi Furtado, Mano Ió, D. Sandra, Sambloco e Jorginho Gomez; apresentações de Keyla Barros e Top Ritmos; e customização das camisas da campanha recebidas pelos doadores.

Serviço

O arrastão carnavalesco promovido pelo Rancho na Fundação Hemopa será no sábado, 20, a partir das 9h30, no hemocentro coordenador que fica na travessa Padre Eutíquio, 2.109, bairro de Batista Campos.

Para ser um doador de sangue, basta ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação original e com foto.