Queda é registrada no comércio varejista brasileiro em maio

Na comparação com abril, o volume de vendas do comércio varejista apresentou queda de 1% em maio deste ano. Esse é o segundo recuo consecutivo do indicador, que já havia caído 0,1% em abril.

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) foi divulgada no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também houve retração de 1% na comparação com maio do ano passado.

Ao mesmo tempo, o setor acumula altas de 1,3% no ano e de 0,8% em 12 meses. A queda de abril para maio foi puxada por quatro das oito atividades pesquisadas: tecidos, vestuário e calçados (-3,3%), hiper, supermercados, produtos alimentícios.

Bebidas e fumo (-3,2%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,3%) e móveis e eletrodomésticos (-0,7%). No entanto, quatro atividades tiveram crescimento: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (2,3%).

Livros, jornais, revistas e papelaria (1,7%), combustíveis e lubrificantes (1,4%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,1%). A receita nominal apresentou queda de 2,1% de abril para maio, mas teve altas de 0,3% na comparação com maio de 2022, 5,5% no acumulado do ano e de 9,6% no acumulado de 12 meses.

O varejo ampliado, que também analisa os setores de materiais de construção e venda de veículos e peças, teve recujo de 1,1% de abril para maio. O setor de veículos, motos, partes e peças cresceu 2,1%, mas os materiais de construção recuaram 0,9%.

Foto: Tânia Rêgo /Agência Brasil