Quatro novas espécies de aves chegam ao Parque Mangal das Garças em Belém

O Parque Zoobotânico Mangal das Garças recebeu entre os meses de janeiro e fevereiro de 2024, quatro novas espécies de aves: uma coruja caburé, um gavião, um socozinho.

Também recebeu dois quero-queros, todas ainda filhotes. O período chuvoso é propício a reprodução de aves, pois cresce a disponibilidade de alimentos como insetos e invertebrados, e a incidência de filhotes aumenta. 

Após um período de adaptação, as aves serão inseridas nos ambientes de visitação do Parque Zoobotânico e podem ser vistas a parti deste mês de abril, sempre de terça a sexta, às 10h15, nas proximidades da ilha das aves. 

A coruja caburé (Glaucidium brasilianum) foi resgatada no município de Curuçá e conduzida ao Mangal por meio de órgão ambiental. A ave é uma espécie totalmente nova dentro do Parque.

Apesar de ser um animal pequeno, que cresce em média 8 cm de comprimento, a ave caça presas de até 3 vezes o seu tamanho.

A corujinha chegou com uma deficiência na pata e está sendo tratada pela equipe técnica do Mangal. Futuramente, a ave irá compor o projeto de educação ambiental do Mangal, pois, devido à deficiência, não poderá retornar à natureza.

Foto: Beatriz Santos / Para2000