Quatro investigados por golpe ‘zap fake’ são presos pela Polícia Civil do Pará em Mato Grosso

A Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC), da Polícia Civil, em Cuiabá, em Mato Grosso (MT), realizou quatro mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão domiciliar. Os mandados são referentes às investigações da operação “Illusion”.

Esta apura crimes de estelionato praticados por meio de perfis falsos em um aplicativo de troca de mensagens – golpe conhecido como “zap fake”. A ação foi deflagrada por agentes da Divisão de Combate a Crimes Econômicos e Patrimoniais Praticados por Meios Cibernéticos (DCCEP).

Contou com o apoio operacional da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) da Polícia Civil do Mato Grosso (PCMT). Após intenso trabalho investigativo, foi possível reunir elementos informativos de autoria e representar pela expedição dos mandados judiciais.

Que, além das prisões, permitiu apreender cartões bancários dos alvos e em nomes de terceiros, máquinas de cartões de crédito, chips telefônicos e aparelhos celulares que fornecerão novos elementos para subsidiar a investigação em curso. Foto: divulgação PC